terça, 23 de abril de 2024
Jogos Digitais

Coletivo LabArtGame realiza sua 1ª Game jam em parceria com alunos da USP São Carlos

15 Out 2018 - 14h51Por Redação
Coletivo LabArtGame realiza sua 1ª Game jam em parceria com alunos da USP São Carlos -

O coletivo LabArtGame, criado em 2015 pelo produtor cultural Thiago Fabril, realiza atividades que pretendem divulgar aspectos da cultura game, mostrando que jogos digitais são uma valiosa forma de arte que dialoga com nosso cotidiano, levantando problemáticas atuais e indo além do entretenimento.

 

Em parceria com o grupo FoG - Fellowship of the Game, formado por alunos do núcleo de extensão do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) - USP São Carlos, o Lab realizará em outubro a sua 1ª Game jam - um encontro de criadores que visa gerar, em dois dias, jogos a serem oferecidos para o público. Na ocasião, os participantes serão incentivados a criar seguindo um tema específico: manifestações culturais do estado de São Paulo, sejam elas materiais, imateriais, clássicas ou contemporâneas.

O evento será dividido em três dias. A abertura será em 19 de outubro, às 18h, com a apresentação do tema e explicação sobre o funcionamento da jam para interessados - na ocasião, ela já se iniciará a todo vapor. O processo criativo continua no dia 20 e os integrantes trabalharão até as 16h do dia 21 de outubro, quando entregarão os resultados dessa produção intensa, totalizando 45 horas de criação e ideias originais colocadas em prática.

Um ponto prioritário da jam, visando a inclusão de pessoas de outras localidades, é que produtores de cidades além de São Carlos poderão criar seus games e hospedá-los em uma página exclusiva criada pela equipe do LabArtGame na plataforma online gratuita itch.io, que hospeda jogos de maneira global. Acredita-se que essa permissão aumentará ainda mais a riqueza das manifestações culturais colocadas em pauta.

São Carlos foi a primeira opção do LabArtGame para a realização da jam, considerando o seu cenário universitário e tecnológico. A atividade pretende, além de unir criadores, despertar a paixão de desenvolvedores em potencial, que ainda não descobriram a carreira plenamente e podem encontrar aqui uma porta de entrada para experimentações e, quem sabe, uma profissão.

A atividade é voltada para interessados acima de 16 anos, com experiência ou não, e é também totalmente gratuita.

SERVIÇO

1ª GAMEJAM LABARTGAME & FOG - FELLOWSHIP OF THE GAME

De 19/10 às 18h até 21/10, às 16h

Local: Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) - USP São Carlos

Grátis

Site para envio dos games da Game jam: itch.io/jam/game-jam-labartgame

Leia Também

Últimas Notícias