sexta, 19 de abril de 2024
Visitação monitorada

Coleções de obras raras e especiais estão expostas na Biblioteca Comunitária da UFSCar

25 Abr 2019 - 07h53Por Redação
Coleções de obras raras e especiais estão expostas na Biblioteca Comunitária da UFSCar - Crédito: Arquivo DeCORE/BCo Crédito: Arquivo DeCORE/BCo

O Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE) da Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece visitação monitorada gratuita para grupos, escolas e outros públicos que tenham interesse em conhecer seu acervo que engloba itens como a biblioteca particular do escritor e jornalista Luís Martins, comprada pela Universidade em 1995, com clássicos da Literatura Brasileira, da Literatura Europeia e das Artes e grande número de obras com dedicatórias de personalidades como Tarsila do Amaral, Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade etc.

Há também a coleção do escritor e crítico literário Henrique Luiz Alves, que é inteiramente dedicada à Literatura Brasileira, com várias primeiras edições e dedicatórias de diversos autores. Além disso, o DeCORE possui conjunto de livros do sociólogo Florestan Fernandes, além de minimuseu que reúne objetos pessoais do sociólogo, como placas de homenagens, distinções, óculos, máquina de escrever, fotos da família, diplomas e a beca que ele utilizou durante a solenidade em que recebeu o título de Doutor Honoris Causa na Universidade de Coimbra, Portugal. Todos os objetos do minimuseu foram cedidos pela família do sociólogo.

Outra coleção especial do Departamento é a do militar e político Luiz Carlos Prestes, adquirida em março de 2018 pela Universidade, por meio de doação realizada por Anita Prestes, filha de Luiz Carlos Prestes. Há, também, fascículos da Revista Ilustração Brasileira (RIB) - com publicações de 1920 a 1951, que retratam os usos e costumes do Brasil -; e as coleções Ficção Científica e Brasiliana - esta última reunindo um conjunto de obras específicas sobre História, Geografia e viagens do Brasil.

Dentre os materiais raros alocados no DeCORE destacam-se, por fim, os livros mais antigos do acervo da BCo - de autoria do poeta português Francisco de Sá Miranda, publicados em 1784 -; as primeiras edições das obras "As Meninas" e "Porão e Sobrado", de Lygia Fagundes Telles; assinatura do escritor Raduan Nassar em livros de sua autoria adquiridos para as Coleções Especiais; assinatura de Fidel Castro; dentre outras raridades.

As visitas ao DeCORE acontecem às terças-feiras, nos três períodos de funcionamento da Biblioteca - manhã, tarde ou noite. Pessoas interessadas devem preencher um formulário de agendamento (disponível em http://bit.ly/2PnrrD8). Mais informações podem ser obtidas pessoalmente com a equipe do DeCORE, localizado no Piso 5 da BCo, área Norte do Campus São Carlos, entre 8 e 22 horas, ou pelo telefone (16) 3351-8428 ou e-mail colesp.bco@ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias