terça, 23 de abril de 2024
População inígena

CineUFSCar exibe "A nação clandestina" nesta quarta-feira

22 Mai 2019 - 07h42Por Redação
CineUFSCar exibe "A nação clandestina" nesta quarta-feira - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Nesta quarta-feira, 22, o CineUFSCar, projeto de extensão da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), exibe o filme "A nação clandestina" (Bolívia, 1989), de Jorge Sanjinés. O longa-metragem é resultado de um esforço em filmar a história da população indígena da Bolívia a partir de dentro, afastando-se de uma visão paternalista e ocidental.

O filme apresenta Sebastián Mamani, que retorna à sua comunidade de origem, da qual foi expulso tempos atrás. Durante sua viagem de volta, relembra seu passado, carregando uma qhipa, grande máscara, para dançar até a morte. Trata-se de um ritual de expiação pelos pecados que causaram seu exílio, forma de renascimento de sua identidade cultural perdida.

Após a exibição, haverá debate com Cristina Alvares Beskow, docente do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar, pesquisadora do cinema latino-americano e documentarista.

A sessão tem início às 19h, no Teatro Universitário Florestan Fernandes, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. A atividade é realizada em parceria com o curso de Bacharelado em Imagem e Som da Universidade. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Mais informações estão disponíveis na página do evento no Facebook (encurtador.com.br/emqHP).

Leia Também

Últimas Notícias