sábado, 20 de abril de 2024
Entretenimento

Cantora indicada ao Grammy 2011 é a primeira atração confirmada da quinta edição do Festival CONTATO

18 Mar 2011 - 14h31
0 - 0 -

Entre os dias 12 e 18 de setembro, acontece em São Carlos a quinta edição do CONTATO - Festival Multimídia Colaborativo, que já faz parte do Calendário Oficial de eventos de São Carlos. O projeto, que fomenta o cenário cultural do Município e região central do Estado de São Paulo, busca desenvolver a integração de produtores, artistas e público em torno de atividades artístico-culturais.

O CONTATO é filiado à Associação da Brasileira de Festivais Independentes e, em 2011, assumiu a Direção Institucional desta que é uma das entidades mais representativas no cenário cultural nacional. “Até o momento, foram quatro edições marcantes, cada uma com sua característica, mas sempre promovendo um encontro inovador de expressões artísticas, ideias, grupos e indivíduos” afirma Ricardo Rodrigues, diretor geral do evento.

O Festival é uma iniciativa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), produzido pela Rádio UFSCar, Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) e Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFSCar, além de parceiros na produção colaborativa, como o Circuito Fora do Eixo e o Fórum Municipal de Economia Solidária. Também há participação ativa da Prefeitura Municipal de São Carlos por meio de diversos Departamentos e Secretarias. Nas últimas duas edições o Festival contou com o patrocínio da Volkswagen do Brasil e edição 2011 foi contemplada com o Edital do Governo do Estado de São Paulo para Festivais de Artes.

A primeira atração já confirmada para a Praça de Diversões do CONTATO é a cantora Ana Tijoux, rapper chilena-francesa. Nascida na França durante o exílio de seus pais na ditadura de Pinochet, a artista também viveu no Chile, onde foi Mc do grupo Mazika com quem gravou três discos. Depois de sua saída em 2006, gravou mais dois discos solo, como seu mais novo trabalho, 1977 (2010), indicado ao Grammy na categoria Melhor Rock Latino. Revelação da cena hip hop latino-americana, Ana Tijoux tocou no Festival RecBeat em Recife, foi escalada para tocar na primeira edição do festival Lollapalooza Chile, e se apresentará no dia 18 de setembro no Festival "Contato". “Após o sucesso da apresentação do grupo colombiano Bomba Estéreo no 4º "Contato", sentimos uma grande necessidade de olhar mais para a América Latina, que este ano terá um grande papel na programação do Festival” afirma Rodrigues. Além da música, a Praça de Diversões contará com o Contato Eletrônico, mostra de instalações multimídias com experimentações em arte e tecnologia, projeções, performances, teatro de rua, o Contatinho - com atividades voltadas para o público infantil, a Feira Regional de Economia Solidária e, durante todo o mês de setembro e o festival gastronômico "Saia Para Jantar".

Durante a semana do CONTATO também acontecerá o IV Congresso Fora do Eixo, que traz para a cidade diversos debatedores que abordarão temas ligados ao universo da cultura brasileira, dentre os quais economia criativa, artista e mercado musical, tecnologia social, empreendedorismo e economia solidária e como fomentar as discussões sobre políticas públicas para a cultura. Serão mais de 400 congressistas de todo o Brasil conectados ao Circuito Fora do Eixo e parceiros militantes da Cultura Livre e do Movimento de Economia Solidária.

Para iniciar suas atividades, o CONTATO realiza, em parceria com o Grito Rock, a primeira mesa de debate sobre a "Produção de Festas nas Casas Noturnas de São Carlos", tema voltado principalmente para a atividade "Saia para Dançar" do Festival. O "Saia para Dançar" é a realização de festas integradas em várias casas noturnas da cidade com propostas musicais diversificadas, em que o público pode comprar uma única entrada e circular entre as festas durante toda a noite. Neste debate será discutida como é a relação entre produtores, músicos e proprietários das casas noturnas, afim de estabelecer novas propostas para participação e realização da atividade. O debate acontece às 14 horas do dia 27 de março na Estação Cultura, junto das atividades do Grito Rock São Carlos, com entrada gratuita.

Mais informações sobre a cantora Ana Tijoux estão disponíveis no site www.anatijoux.com. Para acompanhar todas as novidades do Festival CONTATO acesse www.contato.ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias