sexta, 19 de abril de 2024
Inscrições até 2 de outubro

Campeonato convida crianças para recontarem, em vídeo, música em Libras

Proposta é que os pequenos produzam um vídeo recontando a música "As expressões faciais dos sentimentos"

23 Set 2021 - 13h33Por Redação
Crianças de até 12 anos podem participar da brincadeira - Crédito: DivulgaçãoCrianças de até 12 anos podem participar da brincadeira - Crédito: Divulgação

Este mês é celebrado o "Setembro Azul", momento de comemorar as lutas e relembrar a história e vivências surdas. Nesse contexto, o projeto #CasaLibras, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está convidando crianças surdas ou ouvintes para participarem de um campeonato virtual de literatura em Libras (Língua Brasileira de Sinais). A proposta é que as crianças produzam um vídeo recontando a música "As expressões faciais dos sentimentos", produzida em Libras por Wilson Santos, formado em Letras/Libras, surdo e que conta várias poesias e histórias em Libras.

A atividade integra o programa de extensão "#CasaLibras: Programa educativo de atenção bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) virtual a crianças surdas", coordenado pela docente do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, Vanessa Regina de Oliveira Martins, que também coordena o curso de graduação em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa (TILSP) da UFSCar. "O projeto #CasaLibras nasceu na pandemia como forma de produção de entretenimento e conteúdo didático em apoio às crianças surdas, suas famílias e às escolas no isolamento social", explica Vanessa Martins.

Podem participar da brincadeira crianças surdas ou ouvintes, com fluência em Libras, com até 12 anos, de todo o Brasil. Para isso, basta assistir ao vídeo com as regras de participação (https://bit.ly/3EBbPoX), bem como ao vídeo da canção original de Wilson Santos (https://bit.ly/3EAdxqy), para produzir seu próprio vídeo, sinalizando com a sua expressividade a poesia da canção original. O #CasaLibras também disponibilizou uma produção (https://bit.ly/3lENKVw), que pode servir como modelo para as crianças participantes. O envio do vídeo deve ser feito pelo e-mail casalibras@ufscar.br até 2 de outubro. Todas as regras devem ser conferidas nos vídeos de instrução.

Para a seleção, os organizadores farão um formulário listando os vídeos recebidos, aprovados por estarem em Libras, com apresentação pessoal da criança e de sua escola. "Depois da aprovação nessa etapa, teremos uma votação divulgada para associações de surdos e comunidade surda. A votação será online e os participantes nos ajudarão na escolha da narrativa mais expressiva e a recontagem mais próxima da original", detalha a Vanessa Martins.

Em outubro, na Semana da Criança, será realizada uma live para divulgar a melhor produção poética e premiar, com um certificado do projeto, a escola e a criança vencedora da brincadeira.

Mais informações estão no canal do projeto #CasaLibras no YouTube (www.youtube.com/c/CasaLibrasUFSCar/videos). Dúvidas podem ser encaminhadas pelo e-mail casalibras@ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias