Menu
domingo, 28 de novembro de 2021
Meio Ambiente

Bugios ganham novo recinto no Parque Ecológico

24 Nov 2018 - 08h38Por Redação
Bugios ganham novo recinto no Parque Ecológico - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Os quatro Bugios - Alouatta guariba clamitans - conhecidos também por bugio-ruivo ou barbado, estão de casa nova no Parque Ecológico “Drº Antônio Teixeira Vianna”, em São Carlos. O novo recinto, dividido em duas áreas, é interligado por uma passagem de fauna, uma espécie de “passarela” para animais muito usadas nas rodovias, que permitem o deslocamento de uma área a outra, sem passar pela faixa de rolagem, reduzindo as chances de atropelamentos.

De acordo com o diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal as Secretaria de Serviços Públicos, Fernando Magnani, o Parque segue a tendência de zoológicos de outros países. “A ideia é dar o máximo de liberdade para o animal com segurança, inovando nos conceitos de abrigos para as espécies. Os animais do Parque não estão presos, estão alojados para que possam ajudar na sobrevivência da espécie e também para ser aproveitados na educação ambiental ensinando outras pessoas sobre a importância dos animais na natureza”, explicou Magnani.

Os bugios vermelhos da Mata Atlântica que estão no Parque Ecológico de São Carlos foram resgatados da natureza em situação de risco, passaram por um centro de triagem, foram agrupados e formaram família. “Eles não tiveram condições de voltar à natureza, mas os filhos e netos deles poderão”, afirma o biólogo.

O Parque Ecológico Municipal é aberto para visitação gratuita de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30, domingo, das 8h às 17h30. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3361-4456 ou 3361-2429.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias