quarta, 24 de abril de 2024
Escritos e fotografias

Biblioteca Comunitária da UFSCar apresenta exposição sobre a população negra

28 Mai 2019 - 07h15Por Redação
Biblioteca Comunitária da UFSCar apresenta exposição sobre a população negra - Crédito: Marcelo Araújo - BCo/UFSCar Crédito: Marcelo Araújo - BCo/UFSCar

Até a próxima sexta-feira, dia 31 de maio, a Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) apresenta a exposição "Negrumes em palavras: um treze de maio à goela abaixo", composta por escritos e fotografias sobre o movimento negro no Brasil, em uma espécie de complemento entre as linguagens imagética e poética. Os poemas são de autoria de Bruno Caldeira, escritor e estudante do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar, e as fotos foram tiradas pelo fotógrafo Filippo Ferreira da Costa Pugliesi. "O intuito da mostra é retratar um outro 13 de maio, distinto daquele que existe no imaginário da população brasileira", explica Caldeira.

Segundo o escritor, o destaque da exposição está nas vozes das pessoas negras, contando suas próprias histórias e trajetórias. "O objetivo é causar inquietação junto ao público, provocando reflexões que sejam capazes de desconstruir um imaginário racista, e revelar que a população negra vem sofrendo um grande silenciamento sobre suas narrativas", destaca. Nesse sentido, as obras evidenciam aos visitantes que existem outros tipos de narrativas relacionadas ao movimento negro, daí a importância de realizar um exercício de escuta do outro.

A mostra é gratuita, aberta ao público e pode ser visitada no Piso 2 da BCo, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas.

Leia Também

Últimas Notícias