sábado, 20 de abril de 2024
Entretenimento

Ações no Sesc visam debater e prevenir a violência contra a pessoa idosa

07 Jun 2016 - 13h11Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Desde 2006, o dia 15 de junho é declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa como um momento importante no debate sobre essa grave violação aos Direitos Humanos.

A campanha acontece por meio de diversas ações, em diferentes países, e tem o objetivo de chamar atenção para sua recorrência, estimular o debate e o fortalecimento das diversas formas de evidenciar e prevenir a violência contra o cidadão idoso.

O Sesc São Carlos terá uma série de atividades este mês voltado ao idoso, com oficinas, ponto de encontro, orientação quanto à queda de idosos, além de outros eventos relativos ao tema.

AS ATIVIDADES

Oficina

Circuitos urbanos

Com Bibiana Graef, professora da EACH/USP e Luciano Bortoletto, artista plástico

A oficina busca discutir e dar forma, criativamente, às relações percebidas pelos idosos no cotidiano das cidades, refletindo em que medida e em quais contextos são violentas e, de que maneira interferem na apropriação dos espaços públicos.

Dias 21 e 22, terça e quarta, das 14h às 16h30. 

Sala multiuso. GRÁTIS. Inscrições na Central de atendimento. 20 vagas.

Sociedade e Cidadania

Semana de Prevenção de Quedas de Pessoas Idosas

Com o lema "Era Uma Casa Nada Engraçada: Tinha Tapete, Tinha Escada", as atividades buscam promover a conscientização sobre o problema de quedas e enfatizar a importância da adoção de hábitos e mudanças de comportamento que diminuam a ocorrência de acidentes domésticos numa casa mais segura e confortável.

De 24 a 30 de junho, em todas as unidades.

Bateroterapia

Com Gus Conti, músico e criador do método

A Bateroterapia é uma fusão entre exercícios percussivos e fisioterapia, com dinâmicas rítmicas, cognitivas e com alongamentos funcionais. As aulas têm como objetivos a melhora na expansão da memória, coordenação motora, visão periférica e tempo de reação.

Dias 29/6, quarta, das 15h às 16h30.

Dia 1/7, sexta, das 15h às 16h30.

Galpão. GRÁTIS. Inscrições na Central de atendimento. 40 vagas.

Bate-papo

Organizando uma casa segura

Com Mariana Fornazieri, gerontóloga

Nossa casa deve ser o lugar que nos acolhe e protege. Dicas e orientações sobre cuidados que devemos ter para evitar acidentes na rotina da nossa casa.

Dia 29, quarta, às 8h.

Centro de Referência do Idoso - Vera Lúcia Pilla. Endereço - Rua Joaquim Inácio de Morais, 370 - Vila Irene. GRÁTIS.

Arte e Expressão

Curso

Arte Fauvista

Com Cláudia Mazza, artista plástica

Proporcionar aos participantes conhecerem a pintura fauvista, e seus principais representantes e contexto histórico. Produção de uma colagem sobre placa de PVC.

Com objetivo de apresentar algumas facetas artísticas através de um retrato histórico cronológico, para conhecer, apreciar e produzir obras proporcionando a interatividade, atenção e aprendizado de algo que contribua para a formação estética dos alunos.

Até dia 24, sextas, das 14h às 16h.

Sala multiuso. GRÁTIS. Inscrições gratuitas na Central de atendimento. 20 Vagas.

Cinema

Uma lição de vida

UK, 2014, cor. DVD. Dir.: Justin Chadwick. 120 min. Biografia/Drama

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Maruge, um queniano de 84 anos que está determinado a aproveitar sua última chance de ir à escola. Desta forma, para aprender a ler e escrever, ele terá que se juntar a crianças de seis anos de idade, e batalhar pelo direito de estudar.

Dia 9, quinta, às 14h.

Teatro. GRÁTIS. Retirada de convites com 1h de antecedência.

269 lugares

Corpo e Movimento

Curso

Hatha Yoga

Com instrutores do Sesc

A busca pelo equilíbrio consciente total nas execuções de posturas e meditações propostas pela Yoga, caracterizam a Hatha Yoga. Bastante popular, é um dos métodos mais praticados no mundo e é acessível à grande maioria das pessoas.

Até dia 29, quartas e sextas, das 16h às 17h.

Sala de atividades corporais. GRÁTIS. Inscrições gratuitas na Central de atendimento. 20 vagas.

Vivência

Trilha Ecológica - Pista da Saúde UFSCar

Criada pela Universidade Federal de São Carlos há cerca de 30 anos, idealizada e projetada pelo medalhista olímpico Nelson Prudêncio, que era professor na universidade. O percurso de terra batida recorta uma antiga plantação de eucalipto e pinus, e é uma boa opção para práticas de corrida e caminhada.

Dia 16, quinta, das 14h às 17h.

Atividade externa. GRÁTIS. Inscrições na Central de atendimento. 40 vagas

Leia Também

Últimas Notícias