quarta, 24 de abril de 2024
Entretenimento

Abertas inscrições para projeto de musicalização para crianças e adolescentes com autismo da UFSCar

06 Ago 2016 - 06h45Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe até o dia 10 de agosto as inscrições no curso gratuito de Musicalização para crianças e adolescentes com autismo. O projeto é oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs), do Departamento de Psicologia (DPsi) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sob a coordenação do professor Nassim Chamel Elias, do Departamento de Psicologia (DPsi) da Universidade, e da educadora musical e doutoranda do PPGEEs, Valéria Peres Asnis. O objetivo é oferecer atividades musicais direcionadas especialmente a crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), possibilitando um ambiente rico musicalmente, favorecendo, assim, oportunidades de socialização e aprendizagem.

Valéria explica que a música encontra-se presente na vida de todas as pessoas, despertando emoções e sentimentos. Possui a capacidade de desenvolver a acuidade auditiva e a criatividade; desenvolve a coordenação motora, a atenção e a comunicação facilitando o enriquecimento intelectual, a autoconfiança e proporcionando equilíbrio emocional. "Em se tratando de pessoas com o TEA, atividades musicais podem ser um meio facilitador para melhorar problemas de comportamento e de interação social, permitindo que elas se comuniquem com o outro, desenvolva noção corporal e melhore sua capacidade psicomotora", relata.

As famílias interessadas em participar podem enviar email para valeria.musicautismo@gmail.com e, na sequência, será enviado um formulário para preenchimento. A previsão é que as aulas comecem a partir de 15 de agosto, data que será definida com os familiares das crianças e dos adolescentes após o preenchimento do formulário de inscrição. A atividade será desenvolvida uma vez por semana durante uma hora. As aulas serão no prédio do PPGEEs, que fica na área Sul do Campus São Carlos. Mais informações pelo email valeria.musicautismo@gmail.com.

Leia Também

Últimas Notícias