Menu
segunda, 29 de novembro de 2021
Entretenimento

12º Festival CONTATO celebra a ocupação do espaço público com programação gratuita de 21 a 28 de novembro em São Carlos

Com o tema “todo dia é novo", o evento apresenta atrações de diversas linguagens espalhadas pela cidade. Dentre os destaques, shows presenciais das bandas Tuyo e Giovani Cidreira, DJs no trem azul e videomapping

17 Nov 2021 - 08h09Por Via assessoria de imprensa
Banda TUYO - 12º FESTIVAL CONTATO - Crédito: divulgaçãoBanda TUYO - 12º FESTIVAL CONTATO - Crédito: divulgação

Desde a primeira edição, o Festival CONTATO propõe formas criativas de relacionamento com o espaço público em São Carlos, promovendo grandes encontros em plataformas de trem, praças e parques. Retomando essa motivação com uma boa dose de otimismo, o CONTATO chega à 12ª edição em formato híbrido, com programação artística presencial e ações de formação online.

O evento começa no dia 21 novembro e segue até o próximo domingo, 28, pulsando para toda a cidade uma mescla de música, audiovisual, artes cênicas, feira de economia solidária e oficinas formativas. A novidade desta edição é que parte das apresentações presenciais serão em plataformas móveis, que vão transitar pelas ruas e praças da cidade estimulando o encontro do público com a arte e valorizando o movimento.

Durante 8 dias, São Carlos receberá atividades como cinema, teatro, exibição de clipes e álbuns visuais rodando em um caminhão truck led e o famoso trenzinho azul são-carlense, que há muitos anos passeia com crianças e famílias, transitará pela cidade nos dias 25 e 26 de novembro com público e DJs! Para fechar a programação, o espaço Oásis Eventos será ativado no dia 27 de novembro com shows musicais gratuitos e feira de economia solidária (inscrições para empreendimentos da feira aqui). 

O 12º CONTATO também oferece 6 atividades formativas em plataforma online em que as temáticas giram em torno de conhecimentos aprimorados durante a pandemia, como oficina de receitas baianas com PANCs, de colagem e de escrita criativa. A seleção das oficinas aconteceu através de um chamamento público promovido pela página do festival nas redes sociais.

Desde a 8ª edição, a curadoria privilegia artistas e produções de mulheres e pessoas LGBTQIA+, e nesta edição traz nomes como Tuyo, trio curitibano de pop/folk, o baiano Giovani Cidreira, a jovem compositora Bebé, as DJs Anazu e Roze, e filmes como Os Últimos Românticos do Mundo e Baixo Centro. Com um compromisso pela programação cultural gratuita, a 12ª edição do CONTATO promete encontro, integração e movimento, além de muita arte e cultura!

12º CONTATO - Todo dia é novo!

Já faz parte da narrativa do CONTATO trazer um tema inspirador para cada edição. Em 2021, o festival propõe que “todo dia é novo” - frase da música Nebulosa do artista Giovani Cidreira -, transmitindo um gole de otimismo e esperança em tempos críticos que vivemos. “Uma provocação para levantar de manhã e se perguntar o que acontecerá de diferente nessa cidade, o que aprenderei, com quem vou me encontrar? Na programação, procuramos facilitar algumas dessas experiências - serão eventos espalhados pela cidade como acontecimentos fora da normalidade!”, conta Maithe Bertolini, coordenadora do Festival.

A identidade visual da edição foi desenvolvida pela artista local Ivy Zuanon e traz na proposta um deck de tarô com 12 cartas que levam mensagens do CONTATO para o mundo, fazendo referência também aos 12 anos de festival. Acompanhe o lançamento das cartas pelo instagram!

Desde o início, o festival CONTATO se tornou estímulo para frequentar a cidade e desenvolver projetos de arte, cultura, tecnologia e meio ambiente. Neste momento de retomada das restrições impostas pelos protocolos anti-covid19, o festival busca promover novas relações com a cidade a partir da arte e cultura. “Felizmente, deslumbramos um mês de novembro com menos restrições graças ao avanço da vacinação e poderemos estar juntes novamente. Queremos ser um sinal de um novo dia, de um novo ciclo”, inspira Maithe representando toda a equipe envolvida na realização do evento.

Sobre o Festival CONTATO

O CONTATO surgiu num momento de efervescência cultural motivado por políticas públicas. O projeto nasceu dentro da UFSCar, realizado por projetos de extensão, e tinha a característica de fazer a ponte entre o ensino e a comunidade, de acontecer dentro e fora dos muros universitários e que atendesse além da comunidade acadêmica.

Hoje, o evento cresceu e é coordenado pelo Instituto CONTATO, uma entidade voltada à produção, pesquisa e formação em produção cultural. Já passaram pelo Festival nomes importantes da música brasileira e internacional, como Emicida, Criolo, Tom Zé, Tulipa Ruiz, Karol Conká, Bomba Estéreo (Colômbia), Ana Tijoux (Chile), entre outros.

O 12º Festival CONTATO é realizado através dos prêmios ProAC LAB e Funarte Festivais de Música.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias