quinta, 25 de abril de 2024
Empregos

Polícia Militar abre 500 vagas para soldado 2ª Classe

06 Mar 2011 - 10h05

Quinhentos cargos de soldado de 2 ª Classe da Polícia Militar do Estado de São Paulo serão preenchidos por meio de concurso público, realizado pela Fundação Vunesp. As inscrições devem ser feitas no período do dia 21 de março a 20 de abril, pelo site da Vunesp.

A abertura do concurso, autorizada por meio de despacho do governador do Estado de São Paulo, visa preencher 500 vagas de soldado de 2ª Classe para o Quadro de Praças de Polícia Militar (QPPM), em caráter de estágio probatório, que inclui o Curso Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.

Para ingressar no quadro de Praças da Polícia Militar é preciso ter no mínimo 18 anos e no máximo 30 anos, ter concluído o ensino médio, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, não ter respondido ou estar respondendo a processo administrativo (em caso de funcionários públicos),  e ter no mínimo 1,65m de altura.

Inscrições
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site da Vunesp, no período das 10h do dia 21 de março até as 16h de 20 de abril. Após ler atentamente o edital, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição, optando por realizar as Provas de Escolaridade (Partes I e II) nos municípios de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

Ao preencher a ficha de inscrição o candidato deverá imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 50 em qualquer agência bancária. Não será aceito pagamento de taxa de inscrição por meio de depósito em caixa eletrônico, pelos correios, fac-simile, transferência eletrônica, DOC (inclusive eletrônico), ordem de pagamento ou depósito em conta corrente.

Etapas do concurso
O concurso será composto de Prova de Escolaridade (I e II), que visa avaliar o grau de conhecimento do candidato, necessário para o desempenho das atribuições na PM, além de Prova de Condicionamento Físico, exames médicos e psicológicos, investigação social e análise de documentos e títulos.

A Prova de Condicionamento Físico será realizada pela Escola de Educação Física (EEF) da Polícia Militar e, para fazê-la, o candidato deverá apresentar atestado médico expedido por órgão público ou particular de saúde – informando que ele está apto para a função.

Os exames de saúde também têm caráter eliminatório e serão realizados por uma junta médica indicada pelo chefe do Centro Médico da Polícia Militar, nomeada pelo diretor de pessoal, com critérios estabelecidos pelo Departamento de Perícias Médicas do Centro Médico da PM, e aprovado pelo comandante geral da PM. Já os exames psicológicos serão realizados exclusivamente pela Diretoria de Pessoal, em conformidade com as normas em vigor dos Conselhos Federal e Regional de Psicologia. Após os exames serão feitas a investigação social e análise de documentos e títulos.

Fonte: SSP

Leia Também

Últimas Notícias