segunda, 15 de agosto de 2022
Empregos

O que você precisa saber sobre o curso de formação de terapia do esquema

17 Dez 2021 - 10h22Por Willian
O que você precisa saber sobre o curso de formação de terapia do esquema - Crédito: Freepik Crédito: Freepik
A Terapia do Esquema pode ser considerada uma área com contribuições importantes dentro do campo das psicoterapias e ela tem conquistado cada vez mais o seu espaço na prática clínica. Em suma, essa é uma abordagem bastante estruturada, ela também é considerada integrativa e sistemática, ela oferece uma base bastante consistente em se tratando da atuação profissional. 
 
O objeto de estudo e de intervenção dessa área são os padrões de ações, percepções e sentimentos que são originados durante a primeira infância e a tendência é que se perpetuem em forma de comportamentos autodestrutivos ou até mesmo disfuncionais e pode perdurar ao longo de toda a vida adulta. É importante ressaltar que esse curso é destinado para profissionais de medicina já formados. 
 
O curso de formação de terapia do esquema online
 
Para saber se esse é o curso ideal para você, primeiramente, é necessário conhecer um pouco melhor sobre o seu conteúdo. Ele possui uma carga horária de 130 horas e nas videoaulas você terá acesso aos melhores profissionais do mercado para poder aprender junto com eles. Cada tema proposto será devidamente aprofundado no ambiente de sala de aula, ao longo das 15 disciplinas que o compõem.
 
Imagem: Artmed360
 
No curso de terapia do esquema online, também existem encontros trimestrais da turma com os coordenadores para que haja uma revisão dos casos clínicos e resolução das dúvidas que surgem no meio do caminho, essas reuniões costumam ter duração de duas horas e meia. É importante ressaltar que a equipe que faz parte do corpo docente possui ampla experiência clínica no uso desse tipo de abordagem para o atendimento de pacientes. 
 
Como a terapia do esquema pode ser aplicada
 
Essa abordagem é mais comumente usada em psicoterapia individual, porém, também pode dar bons resultados em grupo. Contudo, para trabalhar em grupo o profissional precisa ter bastante experiência para conseguir lidar com vários problemas e pessoas ao mesmo tempo. Outra possibilidade é usá-la como mote central ou então introduzir suas técnicas em alguma parte do tratamento junto com outras abordagens psicológicas. 
 
A terapia do esquema também pode ser associada ao tratamento psicológico, o ideal para que isso seja feito, é que o paciente esteja com os seus sintomas controlados ou estabilizados, pois desta forma, a abordagem será melhor aproveitada, não é recomendado a aplicação dessa técnica se o paciente apresentar sinais psicóticos ou limitações cognitivas. 
 
Como se dá o tratamento
 
O tratamento a partir dessa teoria é esquematizado em duas fases: a primeira é de avaliação do caso em específico, já a segunda é sobre a mudança dos esquemas. Logo no primeiro momento já há a construção do vínculo terapêutico, essa fase é considerada essencial para que o próprio paciente se comprometa com o processo clínico. 
 
Essa primeira etapa é baseada na terapia do apego e entende o papel do psicólogo através de oferecer a afetividade e a segurança que não estiveram presentes durante a infância do paciente. É a partir desse vínculo que o psicólogo aplica esse modelo terapêutico e auxilia o paciente a identificar e tratar seus esquemas disfuncionais.

Leia Também

Últimas Notícias