quinta, 28 de março de 2024
Empregos

Competição gastronômica e cursos práticos de culinária são destaque em São Carlos

A Escola de Gastronomia IETECH é uma escola de culinária e gastronomia, para adultos e crianças que oferece uma grade de cursos práticos diversificados, tanto para iniciantes quanto para profissionais da área, que buscam constante aperfeiçoamento.

18 Ago 2016 - 12h54

Na última semana aconteceu o 2º Competição Master Chef do Instituto IETECH. O concurso teve 20 participantes com conhecimentos distintos na área da gastronômica, o que possibilitou provas bem acirradas e competitivas, já que um dos critérios de avaliação, foi criatividade, sabor e técnica.

Em uma cozinha ampla e com todos os aparatos necessários os candidatos iniciaram a competição na terça-feira (9) com duas equipes de 5 alunos cada que tiveram que preparar risoto, de qualquer tipo e sabor. Dentre os destaques da noite estavam os risotos de tomate com manjericão, linguiça, abobrinha, cenoura e parmesão. Já na quarta-feira (10) outras duas equipes de 5 pessoas cada tiveram que preparar polenta com ragu, e os candidatos fizeram bonito com polentas de diversos sabores.

Já na quinta-feira (11) foi a vez da confeitaria, os candidatos tiveram que preparar carolinas. Um teste e tanto para alguns que nunca haviam feita a especiaria, porém o resultado foi além do esperado, com doces fantásticos. E para a última prova antes da finalíssima, que foi realizada na sexta-feira (12) o último grupo teve que preparar CupCakes, com massas e recheios a sua escolha, uma prova competitiva e deliciosa, com cupakes de chocolate, baunilha café e recheios de diversos tipos como, caramelo salgado, merengue suíço, mousse de morango, brigadeiro de castanha e muitos outros de dar água na boca.

E após as notas dadas pelos jurados que foram criteriosos e os candidatos ficaram sabendo quem foram os 6 finalistas, que ocorre no último sábado (13) no período da manhã. Os seis finalistas, Anderson Jesus, Cristiano Cabral Pereira, Cristiano Rafael Rosa, Gilson José Guilherme dos Santos e Ronan Costa tiveram duas horas e meia para prepararem um prato principal que tinha como obrigatoriedade uma massa além de uma sobremesa de qualquer tipo. Durante todas as provas os jurados avaliaram também a preparação, elaboração, Organização e administração do tempo, coisas que todo chef ou profissional de gastronomia precisa ter.

Após as duas horas e meia, foram apresentados os pratos, dentre os principais estavam; Ravioli com frango, com molho de manteiga e tomilho do finalista Cristiano Rafael Rosa; Massa fresca com recheio de cream cheese  e uma gema com molho pesto do finalista Ronan Costa; Massa fresca com recheio de carne seca, parmesão e cream cheese, com creme de abóbora  Cabotiá do finalista Anderson Jesus; Massa fresca ao alho e óleo com molho verde com castanhas, manjericão e alho poró do finalista Cristiano Cabral Pereira; Massa fresca com molho de tomate, manjericão e cebola do finalista Gilmar; Pão natural de cenoura com recheio de cream cheese, creme de leite, parmesão e cenoura do finalista José Guilherme. Já para as sobremesas foram apresentados: Torta de ganache de chocolate com morango e castanhas dos finalistas Gilmar e Ronan Costa; Uma taça de cremes com morangos e cerejas do finalista Anderson Jesus; mousse trufada de maracujá com cream cheese e calda de maracujá do finalista Cristiano Cabral Pereira; sonho de chocolate com creme de café do finalista José Guilherme.

Os finalistas provaram que são bons na cozinha, e apresentaram pratos deliciosos, eo grande vencedor da segunda edição do Master Chef - IETECH foi o Cristiano Rafael Rosa, que não tem nenhuma formação profissional.

Confira abaixo os Ganhadores

Cristiano Rafael

 

Bolsa para o curso Técnico em Gastronomia

Ronan

 

Bolsa para curso de Cozinha Profissional

Anderson

 

Bolsa para Curso de Confeitaria Profissional

 

O Instituto IETECH traz para São Carlos os melhores cursos de gastronomia, com os chefs mais renomados e com isso se torna uma das melhoras escolas de gastronomia da região. Todos os cursos gastronômicos são apostilados e com 90% de aulas prática, além de oferecer cursos profissionalizantes com curta duração e rápido aprendizado para o aluno voltar a ingressar no mercado de trabalho ou abrir seu próprio negócio.

Cursos na área de Gastronomia (Jovens e Adultos)

Brigadeiro Gourmet

Comida de Boteco

Cozinha Internacional (Cozinheiro Chef Internacional)

Cozinha Naturalista Vegana (Vegan)

Cozinha Profissional (manhã / noite)

GardeManger - Tábuas de Frios e decoração

Pizzaiolo

Risoto

Técnica em Panificação e Confeitaria

 

 

Cursos na área de Gastronomia para Crianças (NOVO!)

Curso Mini-Chef (crianças 10 a 15 anos)

Pais e Filhos - Confeitaria (Crianças de 8 a 12 anos)

Pais e Filhos - Massas e Molhos (Crianças de 8 a 12 anos)

Panificação e Confeitaria Kids (de 6 a 9 anos)

 

 

Esse ano consecutivamente, o IETECH é indicado a receber o PRÊMIO TOP OF QUALITY GOLD INTERNATIONAL e TOP Quality Brasil 2016por oferecer cursos com excelência.

Todos os cursos técnicos oferecidos premiam os seus alunos com a Certificação Técnica Profissional após a conclusão. Para maiores informações entrar em contato com a Central de Atendimento do IETECH.

 

Informações e reservas de vaga

 (16) 3372-6993 / (16) 3307-6814 / (16) 3374-4777 , ou pelo site do Instituto

www.institutoietech.com.br 

 

Endereços para matrícula: Avenida São Carlos, 2417 - Centro - São Carlos

Estacionamento para Clientes: Rua Episcopal, 2084-B - Centro - São Carlos

Escola de Gastronomia: Avenida São Carlos, 2440 - Centro - São Carlos

 

 

Leia Também

Últimas Notícias