sexta, 19 de abril de 2024
Eleições 2016

Temer admite decepção com classe política após abstenção eleitoral

03 Out 2016 - 16h34Por Carolina Stauffer/Reuters
0 - 0 -

Presidente Michel Temer durante fórum econômico e político em São Paulo, Brasil. Foto: Reuters/Paulo WhitakerO presidente Michel Temer afirmou nesta segunda-feira que o alto índice de eleitores que não compareceram às urnas nas eleições municipais de domingo mostra a decepção do eleitorado com a classe política brasileira.

"Há uma decepção, sem dúvida alguma, com a classe política em geral", disse Temer em entrevista coletiva ao lado do presidente da Argentina, Mauricio Macri, durante visita a Buenos Aires.

"A abstenção foi realmente muito significativa, portanto, é uma mensagem, um recado que se dá à classe política brasileira para que reformule eventuais costumes inadequados", acrescentou.

O presidente afirmou, no entanto, que a realização das eleições municipais sem registro de problemas representa a efetivação de um exercício democrático "muito positivo", que confirma a regularidade democrática atravessada pelo país.

"Foi um recado dado pelas urnas em dois vetores, um primeiro do tipo cuidem-se aqueles que estão na classe política... Mas, por outro lado, temos que festejar a democracia que se produziu ao longo do tempo, que foi estabelecida e exercitada nas eleições de ontem", acrescentou.

De acordo com números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a abstenção nas eleições municipais chegou a 17,5 por cento do eleitorado, acima dos 16,41 por cento registrados na votação municipal de 2012.

Na cidade de São Paulo, o número de pessoas que não compareceram às urnas no primeiro turno da eleição municipal foi de quase 22 por cento.

Após o encontro com Macri, Temer afirmou ainda que Brasil e Argentina vão trabalhar pelo fortalecimento do Mercosul e por um acordo comercial com a União Europeia.

Leia Também

Últimas Notícias