quinta, 25 de abril de 2024
Eleições 2016

Dante participa do Debatão da Intersom

27 Set 2016 - 10h58Por Redação
0 - 0 -

Foto: DivulgaçãoNo domingo, 25, a Intersom 103.9 FM promoveu debate entre os seis candidatos que concorrem à prefeitura de São Carlos, que contou com a participação do candidato Dante Peixoto (PSOL). Ele fez questão de agradecer o convite da rádio: segundo ele "a primeira e única mídia a se comprometer com a democracia e realizar um debate com todos os candidatos a prefeito da Cidade de São Carlos."

 

No primeiro bloco, Dante questionou Airton Garcia sobre a expansão urbana da cidade e o compromisso do candidato com o combate à especulação imobiliária. Após Airton se esquivar da pergunta, Dante replicou "as pessoas são reféns da especulação imobiliária e obrigadas a morar em áreas mais afastadas. Para nós do PSOL, é preciso cumprir o Estatuto das Cidades e regulamentar o IPTU progressivo com o tempo para evitar os vazios urbanos no centro".

Durante o debate, o candidato do PSOL apontou a semelhança entre Airton e Altomani: ambos não estiveram nos espaços de diálogo promovidos pelos movimentos sociais e se reivindicam os "maestros", "salvadores", que sozinhos resolverão os problemas da cidade. "Vamos reinventar o modo de fazer política, parar com acordões e transformar a população em protagonista dos rumos da cidade. Vamos dar poder de decisão aos conselhos municipais e manter o prefeito nas praças prestando contas e ouvindo a população", disse Dante.

O psolista frizou a proposta de aumentar para 30% o orçamento da educação, a partir de uma reestruturação do orçamento municipal. O candidato defendeu também eleições diretas para diretores das escolas, afim de acabar com o cabide de emprego que existe em troca de apoio na Câmara Municipal, além da construção de novas creches.

Questionado sobre propostas para a juventude, Dante afirmou que "juventude não é caso de polícia". Para ele o que falta aos jovens são políticas públicas que dêem oportunidade e perspectiva de futuro. Argumenta que a abordagem aos jovens deve ser preventiva, junto do conselho tutelar e da assistência social, e não repressora como faz a atual administração municipal. Quer resgatar os investimentos em cultura e esporte, incentivando eventos desse tipo em diversos bairros, não apenas no centro da cidade.

Dante encerrou sua participação no debate pedindo voto nos vereadores do PSOL, como na combativa Julieta Lui, para fortalecer a Câmara Municipal e poder levar as ideias do partido no âmbito do legislativo.

 

Leia Também

Últimas Notícias