quinta, 28 de março de 2024
Sinal de alerta ligado

Unimed emite alerta sobre aumento da Covid-19 e dengue

De acordo com a cooperativa, em abril foram registrados 13,924 atendimentos. Já em maio, saltou para 16.160

01 Jun 2022 - 12h22Por Marcos Escrivani
Hospital da Unimed - Crédito: arquivo SCAHospital da Unimed - Crédito: arquivo SCA

Os aumentos de casos de Covid-19 registrados em São Carlos (bem como na região), fez com que a Unimed divulgasse nas redes sociais, um comunicado com tons preocupantes e paralelamente, alertando a população de uma forma geral, bem como seus conveniados.

De acordo com a cooperativa médica, nas últimas semanas os números de atendimento cresceram assustadoramente, com pessoas sendo infectados pelo SARS-CoV-2.

Segundo o comunicado, a unidade são-carlense está tendo uma alta procura. Um dos exemplos dado é quanto ao atendimento. “No mês de abril, os Prontos Atendimentos registraram 13.924 atendimentos. Em maio, até dia 30, foram 16.160. No mês de maio, de 16 a 23, foram 4.068; já de 23 a 30, registrou-se 5.161 atendimentos, ou seja, um aumento de mais de mil atendimentos em comparação à semana anterior”, diz a nota.

De acordo com a cooperativa, o cenário fez com que ações ocorressem, como o aumento do número de plantonistas e mudança de fluxos, sendo que outras medidas estão em vias de implantação. Pedem para que os Prontos Atendimentos sejam procurados em casos mais graves e, somente, com um acompanhante por paciente. “Deve ser priorizada a procura por consultórios para evitar aglomerações”, sugeriu.

A NOTA

A Unimed São Carlos vem a público esclarecer que, assim como na cidade de São Carlos e região, também vem registrando aumento no número de casos de Covid-19. Um dos efeitos imediatos está sendo a alta procura, principalmente, nos Prontos Atendimentos (Adulto e Infantil) da Unimed São Carlos.

No mês de abril, os Prontos Atendimentos registraram 13.924 atendimentos. Em maio, até dia 30, foram 16.160. No mês de maio, de 16 a 23, foram 4.068; já de 23 a 30, registrou-se 5.161 atendimentos, ou seja, um aumento de mais de mil atendimentos em comparação à semana anterior.

Esse cenário já vem gerando ações por parte da cooperativa, como o aumento do número de plantonistas e mudança de fluxos, sendo que outras medidas estão em vias de implantação.

Os Prontos Atendimentos devem ser procurados em casos mais graves e, somente, com um acompanhante por paciente. Deve ser priorizada a procura por consultórios para evitar aglomerações. Além disso, quem ainda não se vacinou ou não tomou a dose de reforço deve procurar imediatamente os locais de vacinação.

Diante deste cenário pandêmico da Covid-19, aliado ao aumento do número de casos de dengue, a Unimed São Carlos ressalta, por parte da população, a importância na higienização das mãos, uso de máscaras e distanciamento social, no caso da Covid, e combate ao mosquito Aedes aegypti, para doenças como a dengue.

Contamos mais uma vez com a colaboração de todos neste cenário crítico.

Leia Também

Últimas Notícias