quinta, 28 de março de 2024
Combate ao coronavírus

Última etapa do “Testar Para Cuidar” tem participação de mais de 84% dos convocados

10 Ago 2020 - 09h16Por Redação
Consultório na Rua virou ponto de coleta na 4ª etapa do Testar para Cuidar - Crédito: DivulgaçãoConsultório na Rua virou ponto de coleta na 4ª etapa do Testar para Cuidar - Crédito: Divulgação

A quarta etapa do “Testar Para Cuidar – Programa de Mapeamento da Covid-19”, em São Carlos teve a participação de quase 84 % das pessoas convocadas para o Programa, a maior adesão de todo o levantamento. Das 1.400 pessoas selecionadas para participar da pesquisa, 1.180 responderam aos questionários e passaram pela coleta de sangue para saber se tiveram ou não a Covid-19. A última etapa foi realizada entre 21 e 26 de julho.

“Como na etapa anterior, a participação dos moradores de alguns bairros foi 50% mais baixa do que o esperado, decidimos levar o ônibus do Consultório na Rua, da Prefeitura de São Carlos, até essas regiões. A estratégia deu certo e incentivou a população a participar”, explica a infectologista da Santa Casa e uma das coordenadoras do mapeamento, Carolina Toniolo Zenatti.

Com o término das quatro etapas, os pesquisadores estão analisando os resultados dos testes sorológicos feitos pelo Departamento de Morfologia e Patologia, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e, também, os dados dos questionários respondidos pelos participantes. O resultado final do mapeamento deve ser divulgado na última semana de agosto.

O programa é uma realização da Santa Casa, Prefeitura de São Carlos, Statsol, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o Hospital Universitário (HU-UFSCar) e a Unimed São Carlos. 

Leia Também

Últimas Notícias