Menu
terça, 03 de agosto de 2021
Coronavírus

Testagem dos moradores do grande Cidade Aracy começa segunda-feira

19 Jun 2021 - 12h48Por Da Assessoria de Imprensa
Entrada do bairro Cidade Aracy em São Carlos - Crédito: divulgaçãoEntrada do bairro Cidade Aracy em São Carlos - Crédito: divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde começa na próxima segunda-feira (21/06) a testagem em massa dos moradores bairro Cidade Aracy, Antenor Garcia, Presidente Collor e Zavaglia. Os testes rápidos (sorológico IGM e IGG) serão feitos nas unidades de saúde da família (USF'S) do Cidade Aracy- Equipe 1 e Equipe 2, do Cidade Aracy, na USF Petrilli Filho também no Cidade Aracy;  na USF Antenor Garcia - Equipe 1 e Equipe 2;  na USF do Presidente Collor e na USF do Zavaglia. Serão testados adultos e crianças a partir dos 2 anos de idade.

Os testes rápidos foram doados à Secretaria Municipal de Saúde pelo Projeto ‘Leite Sem Fronteiras’ em parceria com o ParqTec, Faesp e Senar. "Como o grande Cidade Aracy é hoje o bairro com o maior número de infectados, mais de 600 pessoas que moram nessa região estão ou já tiveram a doença recentemente, vamos fazer a testagem nessas unidades de saúde da família, incluindo o Antenor Garcia, Presidente Collor e Zavaglia. Após os resultados vamos verificar se são necessárias novas medidas para essa região da cidade", explicou o secretário de Saúde, Marcos Palermo, lembrando que essa testagem também foi uma solicitação da Câmara Municipal.

De acordo com a diretora de Gestão do Cuidado Ambulatorial, Denise Braga, os testes serão feitos preferencialmente no período da tarde. "Como as unidades de saúde da família estão também aplicando a vacina contra a COVID-19 nas pessoas cadastradas de cada território e esse agendamento é feito no período da manhã, as equipes precisam aplicar os testes no período da tarde para não misturar os públicos e nem promover aglomeração nas unidades. Ressaltamos que os testes vão ser feitos durante vários dias, por isso não há necessidade de tumulto", ressalta a diretora, lembrando que cada teste demora pelo menos 15 minutos para sair o resultado.

Crislaine Mestre, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, relata que 4.050 testes serão doados no total pelo Projeto ‘Leite Sem Fronteiras’, o mesmo que realizou a testagem no Distrito de Santa Eudóxia, quando 272 pessoas compareceram para fazer o teste rápido, sendo que 17 tiveram o resultado positivo. "Assim que tivemos a confirmação da doação dos testes, a equipe da Vigilância Epidemiológica realizou a capacitação dos profissionais dessas USF's para a realização dos testes rápidos e orientou com relação as condutas a serem realizadas de acordo com os resultados, principalmente no caso de positivados", explica Crislaine Mestre.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias