terça, 23 de abril de 2024
Venceu a Covid-19

Técnica em enfermagem “nasce de novo” e agradece carinho e empatia

Margarete Antunes Lopes, que possui comorbidades, ficou hospitalizada na UTI do HU e lutou para não ser intubada

06 Dez 2021 - 08h04Por Marcos Escrivani
Restabelecida, Margarete agradece a “nova vida”: mais uma são-carlense que venceu a Covid-19 - Crédito: DivulgaçãoRestabelecida, Margarete agradece a “nova vida”: mais uma são-carlense que venceu a Covid-19 - Crédito: Divulgação

“Nasci de novo. Hoje tenho muito medo e me protejo, Não quero me reinfectar e passar por momentos de pânico e desespero”. Com esta frase, Margarete Antunes Lopes, 53 anos, técnica em enfermagem e residente no distrito de Água Vermelha, procurou definir os momentos tensos que passou quando foi infectada pelo SARS-CoV-2 e contraiu a Covid-19.

Passou por um calvário até conseguir voltar a ter um dia a dia normal. Em entrevista ao São Carlos Agora, Margarete disse que trabalha em uma clínica e em fevereiro idosos e funcionários foram atingidos pela infecção. Ela lembra que uma semana antes tinha feito um teste e negativou.

“Mas no dia 1º de fevereiro, após a constatação de que onde eu trabalho muitas pessoas estavam infectadas, comecei a sentir o corpo dolorido, cansaço, dor de cabeça e muita falta de ar. Eu moto sozinha e quando testei positivo, minha patroa separou um quarto onde eu trabalho e permitiu que eu me isolasse na clínica”, afirmou.

Porém, infelizmente, o pior estava por vir ainda. No dia seguinte (2), o quadro de saúde de Margarete se agravou. Portadora de comorbidades, precisou ser internada no Hospital Universitário e ficou por dois dias na enfermaria.

“Mas minha saturação baixou muito e fui transferida para a UTI. Os médicos queriam me intubar, mas chorei e pedi para que não fizessem este procedimento. Então colocaram ventilação mecânica e entraram com medicamentos. Meu organismo respondeu e fiquei por sete dias na unidade de terapia intensiva até retornar para o quarto da enfermaria onde fiquei por mais um dia e meio até ter alta e retornar para minha casa”, lembrou.

Hoje, Margarete conta que ficou com sequelas oriundas da Covid-19. “Quando caminho muito e após o banho, meus lábios ficam com tons roxos e me canso facilmente por qualquer motivo”, lamentou. “Fiz tratamento com cardiologista, fisioterapeuta e preparador físico. Tudo devido a esta grave infecção” comentou, salientou que é uma pessoa “muito medrosa. “Já tomei três doses da vacina, mas tenho medo de me reinfectar”, assumiu.

SÓ AGRADEÇO...

Restabelecida da Covid-19, Margarete disse que o momento é de agradecer após a tormenta que passou em sua vida. “Eu nasci de novo e fui amparada no momento mais delicado de minha vida, por anjos da guarda”, disse. “Acredito que o legado que esta doença deixou é que todos devem amar mais o próximo. Sermos mais humildes. Não somos nada perante esta grave doença”, garantiu.

Margarete pontuou ainda que vários profissionais deram tudo de si para que pudesse estar novamente entre seus familiares e amigos. “Gostaria de agradecer os profissionais do Hospital Universitário, da Fisioterapia da Unicep, a Maria Aparecida Zancheta Pedro, Valquíria da Silva Pedro, proprietárias do pensionato Aconchego para Idosos, a minha família e as igrejas que oraram por mim”, finalizou.

Leia Também

Últimas Notícias