quinta, 25 de abril de 2024
Momento preocupante

Surto de Covid-19 atinge a Secretaria de Saúde de Ibaté

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal da cidade, 57 funcionários da pasta estão afastados

12 Jan 2022 - 07h30Por Marcos Escrivani
Surto de Covid-19 atinge a Secretaria de Saúde de Ibaté - Crédito: divulgação Crédito: divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibaté passa por um momento preocupante. O motivo é a pandemia da Covid-19 já que 57 servidos que prestam serviços profissionais para a pasta, foram afastados devido a um surto de infecções.

Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal disse que dos 57 servidores afastados, 43,85% apresentaram atestados médicos, quer seja por casos confirmados da Covid-19 ou por alguma outra doença.

A assessoria de imprensa disse que, mesmo diante de tais dificuldades, mantém (e melhora) a vacinação em Ibaté e que os profissionais estão há dois anos trabalhando na linha de frente. Ponderou ainda que a Municipalidade deverá contratar temporariamente novos profissionais e que continua realizando o PEI (Plano Estadual de Imunização) em todas as unidades básicas de saúde.

A NOTA DA PREFEITURA MUNICIPAL

“Por conta da nova onda de infecções do novo Coronavírus, bem como, das demais Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), a Secretaria Municipal da Saúde de Ibaté vem a público esclarecer o que segue abaixo:

- Atualmente, 57 servidores públicos da rede municipal da Saúde encontram-se afastados de suas atividades laborais;

- Desse total, 43,85% apresentaram atestados médicos, quer seja por casos confirmados da Covid-19 ou por alguma outra doença.

- Vale ressaltar que esses valorosos profissionais, vem atuando há dois anos na linha de frente da Covid-19, sendo que, em sua maioria, não tiveram férias e nem mesmo a possibilidade de um descanso digno e merecido;

- Mesmo com toda a dificuldade enfrentada, a Secretaria da Saúde tem melhorado o atendimento de pacientes que procuram o Hospital de Ibaté com síndromes respiratórias, reativando no último sábado, dia 8 de janeiro, a “Tenda da Covid”, a qual realizou totalmente de graça, aproximadamente 600 testes de Covid-19, somente neste sábado, 8 e domingo, 9;

- Ressaltamos que se encontra vigente, desde o dia 3 e segue até 20 de janeiro, prazo para inscrição do processo seletivo nº 009/2021, que visa a contratação temporária de profissionais para suprir as vagas indispensáveis ao andamento das unidades de saúde, diante da demanda que vem crescendo em grande escala, por conta da Covid-19.

- Paralelo a isso tudo, a Secretaria Municipal de Saúde continua realizando e cumprindo o Plano Estadual de Imunização (PEI) contra a Covid-19, nas nossas Unidades Básicas de Saúde;

- Vale ressaltar que até o final do ano passado e o começo desse novo ano, a procura pela vacinação encontrava-se muito baixa e o número de faltosos das 2ª e 3ª doses da vacina, estavam bastante alto, mesmo com toda a divulgação e ações tomadas pela Prefeitura de Ibaté, entre elas, o Ônibus Itinerante da Vacinação; Visitação das equipes nas Escolas Estaduais; Vacinação Domiciliar de Acamados; Plantões de Vacina nas UBS aos finais de semana e feriados, bem como, em dias da semana no período noturno; e a busca ativa através de ligações telefônicas para faltosos da vacina;

- Nesta segunda (10) e terça-feira (11), por conta desse aumento expressivo de novos casos na cidade, a procura pela vacinação cresceu bastante, em especial, na UBS Jardim Icaraí, mesmo estando disponível a UBS Jardim Cruzado, que passou o dia inteiro sem filas; para se ter ideia, nestes dois últimos dias, as equipes realizaram um total de 797 aplicações de doses das quatro vacinas disponíveis.

- Por conta desse quadro, a Secretaria Municipal da Saúde realizou a convocação, por meio do Concurso Público em vigência, de novos profissionais que atuam na Enfermagem. Dos dois enfermeiros, um aceitou, porém, antes mesmo de tomar posse do cargo, testou positivo para Covid-19. O segundo chamado, declinou da vaga e um novo profissional está sendo chamado, seguindo e respeitando a lista de classificação;

Por fim, a Secretaria Municipal da Saúde ressalta que trabalha seguindo todos os protocolos de atendimento e segurança do Ministério da Saúde, e reforça, mais uma vez, o pedido para que todas as medidas sanitárias sejam mantidas e intensificadas, tais como, o uso de máscaras de proteção facial, álcool em gel 70% para higienização das mãos e que se evite aglomerações”.

Leia Também

Últimas Notícias