terça, 16 de abril de 2024
Coronavírus

Saúde vai aplicar mais de 2.500 doses por dia da vacina contra a Covid-19

Secretaria decidiu distribuir senha para a vacinação a partir desta quinta-feira

16 Jun 2021 - 18h12Por Redação São Carlos Agora
Saúde vai aplicar mais de 2.500  doses por dia da vacina contra a Covid-19 - Crédito: divulgação Crédito: divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial, em virtude da alta procura nas unidades básicas de saúde e nos postos volantes para a imunização contra a COVID-19,  decidiu distribuir senha para a vacinação a partir desta quinta-feira (17/06).
As unidades básicas de saúde do Cidade Aracy, Azulville, Redenção, Santa Felícia e São José vão distribuir 350 senhas cada uma e os postos volantes com sistema drive-thru localizados na FESC, na Vila Nery e no Estádio Luisão, na Vila Prado, 500 senhas cada um. No total serão aplicadas 2.750 doses por dia da vacina contra a COVID-19. A imunização começa 9h em todos os locais e só será encerrada após a aplicação de todas as doses, ou seja, 350 em cada unidade e 500 em cada drive.

De acordo com o Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial as senhas serão distribuídas somente meia hora antes do início da vacinação. "Portanto não precisa as pessoas chegar muito cedo e ficar horas na fila até o serviço começar. Estamos optando por esse sistema exatamente para evitar longas filas e também devido a capacidade diária de trabalho das nossas equipes. Além da vacina em pessoas com 50 anos ou mais também continuamos aplicando a segunda dose e em pessoas de grupos anteriores que ainda não foram imunizados", explica Denise Braga.

A diretora também ressaltou a falta do cadastro no site vacinaja."Muitas pessoas, muitas mesmo, deixam para fazer o cadastro e de preencher o formulário da Prefeitura, o que atrasa muito o processo.  "Todos devem fazer previamente o cadastro no site Vacinaja, levar o formulário impresso e preenchido e apresentar documento com foto e CPF. Se todos colaborarem podemos vacinar mais pessoas", alerta Denise Braga.
A Secretaria de Saúde também informa que a partir desta quinta-feira (17/06), somente as pessoas que estiverem em veículos serão vacinadas nos pontos de drive-thru. Não será permitida a formação de filas paralelas de pedestres.

DOSES - Já a diretora de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre, garante que não falta vacina na cidade. Temos um bom estoque que fica armazenado em uma das câmeras frias da Vigilância Epidemiológica. "Recebemos doses semanalmente do Estado e temos nossa reserva técnica. "Todas as manhãs nossa equipe distribui as doses nas unidades fixas de saúde e nos postos volantes com apoio da Guarda Municipal. Se necessário, de acordo com a demanda, enviamos mais doses no decorrer do dia. "Como temos a câmera fria entendemos que em virtude da temperatura exigida por cada laboratório, essa é a forma mais segura para todos", avalia Crislaine Mestre. 
Crislaine também lembra que não e possível escolher o laboratório da vacina. "Muitas pessoas na hora da vacinação querem receber a dose de determinado laboratório. Isso não é possível, aplicamos a vacina que recebemos do Estado", finaliza a diretora de Vigilância em Saúde.

CADASTRO - Quem for receber a primeira dose da vacina, independente do grupo, deve fazer o cadastro prévio no www.vacinaja.sp.gov.br e, no dia da vacinação, levar impresso o formulário de vacinação disponível no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/VacinaJa. No caso do relatório médico de comorbidades, o documento deve ser preenchido pelo médico que trata o paciente, lista de comorbidades no http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/RelatorioComorbidades. 

Os profissionais da educação devem fazer o cadastro no site https://vacinaja.sp.gov.br/educacao e imprimir o voucher com o QR Code, além de apresentar documento com foto e CPF. Já os motoristas e cobradores devem fazer o cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br, devem clicar em profissionais do transporte, inserir o e-mail e aguardar o recebimento de um voucher de confirmação, que deverá ser entregue impresso no momento da vacinação.

LOCAL PARA 50 ANOS OU MAIS - As pessoas sem comorbidades com 50 anos ou mais poderão ser imunizados tanto nas unidades básicas de saúde (Cidade Aracy, Azulville, Redenção, Santa Felícia e São José) como nos postos volantes com sistema drive-thru da FESC e do Estádio Luisão.

DRIVES -  Além das pessoas com 50 anos ou mais, as equipes dos postos volantes com sistema drive-thru  tamestão vacinando pessoas com deficiência permanente (física/sensorial/intelectual)  com 18 anos ou mais;  profissionais de saúde; motoristas e cobradores; idosos; gestantes e puérperas com 18 anos ou mais e as pessoas que devem tomar a segunda dose da ASTRAZENECA e da CORONAVAC. O horário de vacinação será das 9h às 13h.

UNIDADES DE SAÚDE – Além das pessoas com 50 anos ou mais, as UBS's também vão imunizar pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais e profissionais da educação com 18 anos ou mais. Todas as unidades fixas estarão aplicando a segunda dose da ASTRAZENECA. 
A unidade do Cidade Aracy é a única unidade fixa que também estará aplicando a CORONAVAC nas gestantes e puérperas e nos demais grupos que precisam da segundo dose desse laboratório. O horário de vacinação é das 9h às 15h.

Leia Também

Últimas Notícias