segunda, 04 de julho de 2022
Coronavírus

Saúde alerta para o aumento do número de casos positivos de Covid-19 e orienta sobre o uso de máscaras

Somente nos oito primeiros dias de junho, 2.282 pessoas foram contaminadas com a doença.

08 Jun 2022 - 17h37Por Redação São Carlos Agora
Teste Covid - Crédito: divulgaçãoTeste Covid - Crédito: divulgação

O Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus de São Carlos se reuniu na tarde desta quarta-feira (08/06) com representantes da Secretaria da Saúde, Gestão de Pessoas, Fiscalização, Segurança Pública, Guarda Municipal, Serviços Públicos, Cidadania, Comunicação e Procuradoria Geral do Município.  Na reunião, foi realizada uma avaliação do quadro epidemiológico do município e foram apresentados os números de casos positivos de COVID-19 desde o início de abril.

“No mês de maio foram registrados 3.448 casos positivos de COVID-19, um aumento de 2.602 casos em comparação ao mês de abril, quando foram registrados 846 casos.  Agora em junho, somente nos oito primeiros dias, mais 2.282 pessoas já testaram positivo para a doença. Em maio registramos 11 mortes e em junho mais 3 óbitos. Em média estamos realizando 500 testes por dia, sendo que 40% são positivos, revelou Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde.

A secretaria de Saúde, Denise Martins, falou da importância do uso de máscaras neste momento. “As máscaras são importantes como medida de proteção, pois funciona como uma barreira física para a liberação de gotículas no ar quando há tosse, espirros e até mesmo durante conversas. Ressaltamos, ainda, que devem ser mantidas as medidas como evitar aglomerações, higienização das mãos sempre que possível com água e sabão e quando não com álcool 70%. Reforço, ainda, sobre a importância de procurar os serviços de saúde diante do aparecimento dos sintomas”, disse a secretária de Saúde, Denise Mello Martins Gualtieri.

No último dia 25 de maio, por decisão do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus, o uso de máscara voltou a ser obrigatório em todas as dependências da administração direta e indireta.

De acordo com o presidente do Comitê e secretário de Planejamento e Gestão, Bill Moreira, o quadro epidemiológico do município está sendo analisado diariamente. “Recomendamos o uso de máscara e contamos com a colaboração de todos os setores”, disse Moreira.

Em São Carlos os casos de síndrome gripal e os testes para diagnóstico da COVID-19 estão sendo realizados nas Unidades Básicas de Saúde da Vila São José, Santa Felícia (posto do SAAE), Cidade Aracy, Botafogo e do Azulville. As unidades atendem das 7h30 às 16h, não sendo necessário fazer agendamento, já que todas estão atendendo demanda espontânea de segunda a sexta-feira.

Já foram aplicadas 643.029 doses das vacinas contra a COVID-19, sendo 241.517 referentes a 1ª dose, o que corresponde a 94,90% da população em geral e 223.815 referentes a 2ª dose, o que representa 87,90% da população. 177.797 pessoas também já receberam a dose de reforço o que corresponde a 69,86% da população em geral.

São Carlos também já aplicou 31.246 doses pediátricas, sendo 18.117 (84,05%) referente a primeira dose e 13.129 (60,91%) a segunda dose.

VACINAÇÃO - De segunda a sexta-feira todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e as Unidades de Saúde da Família (USF’s) realizam a vacinação tanto contra a COVID-19 para adultos, adolescentes e crianças e também contra a Influenza (para os grupos prioritários). As doses da COVID-19 são aplicadas das 9h às 14h. Já as doses contra a gripe e das demais vacinas de rotina das 8h30 às 16h.

Leia Também

Últimas Notícias