quinta, 28 de março de 2024
Coronavírus

São Carlos tem mais de 20 mil faltosos para a segunda dose da vacina contra a covid-19

Para ampliar a oferta, posto de vacinação do Ginásio Milton Olaio Filho atende 11 horas por dia

27 Set 2021 - 18h51Por Redação São Carlos Agora
Vacina contra a Covid-19 - Crédito: divulgaçãoVacina contra a Covid-19 - Crédito: divulgação

Em coletiva na tarde desta segunda-feira (27/09), no auditório do Paço Municipal, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde divulgou os números da vacinação contra a COVID-19 e apresentou o novo cronograma de vacinação em virtude da Campanha de Multivacinação que começa no dia 1º de outubro em todo o país.

Em São Carlos desde o dia 21 de janeiro, quando começou a vacinação contra a COVID-19 para os profissionais da saúde, já foram aplicadas 359.516 doses das vacinas Astrazeneca, Coronavac, Janssen e Pfizer, sendo que 214.714 pessoas receberam a primeira dose, o que corresponde a 84,37% da população em geral e 144.806 já receberam as duas doses, o que corresponde a 56,90% da população.

Mesmo com todas essas doses aplicadas, a Secretaria de Saúde alerta para o número grande de pessoas que já deveriam ter completado a imunização, mas que até agora não procuraram a rede de saúde para receber a segunda dose. “20.284 pessoas deixaram de tomar a segunda dose até o momento, sendo 3.056 que deixaram de receber a segunda dose da Astrazeneca, 6.451 da Coronavac e 10.777 da Pfizer. As pessoas de 30 a 39 anos são as que mais estão em atraso com a segunda dose, somando 9.523 pessoas nesta faixa etária”, revelou Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde.

POSTOS DE VACINAÇÃO COVID-19 – A partir da próxima sexta-feira (1º/10), início da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, a vacinação contra a COVID-19 será realizada em 6 pontos da cidade, sendo 2 sem agendamento.

Nos postos volantes com sistema drive-thru da FESC, na Vila Nery, e no Shopping Iguatemi, a vacinação será das 8h às 14h, na Unidade Básica de Saúde do Cidade Aracy das 7h às 16h30 e no Ginásio Milton Olaio Filho das 7h30 às 18h30. Para se vacinar nestes locais é necessário realizar o agendamento eletrônico no site da Prefeitura no http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/fila. 

Para atender pessoas que não conseguem fazer o agendamento eletrônico, a Secretaria de Saúde continuará disponibilizando o ponto de vacinação da Paróquia São Nicolau de Flue, localizada na rua Dr. Pedro Raimundo, nº 80, na Vila Carmem, das 9h às 14h30, e na Fundação Pró-Memória, localizada na Estação Ferroviária, na Praça Antônio Prado, no Centro, das 9h às 15h.

Em todas os pontos de vacinação serão aplicadas vacinas de todos os laboratórios e tanto para primeira, como segunda e doce adicional (terceira dose). O imunizante Pfizer também continua sendo antecipado. Quem já recebeu a primeira dose do imunizante com agendamento da segunda dose até 23/10 poderá concluir seu esquema vacinal essa semana.

Segundo Denise Braga, diretora de Gestão do Cuidado Ambulatorial, essa mudança foi necessária já que as unidades da atenção básica precisam atender outras demandas. “Todos estão tendo a oportunidade de se vacinar, com ou sem agendamento. Ofertamos mais de 3.500 doses diariamente, porém algumas pessoas agendam e não comparecem. No último plantão abrimos 3.600 vagas, 1.361 pessoas agendaram, porém 59%, ou seja, 2.139 vagas não foram preenchidas. Além disso, 340 pessoas agendaram e não compareceram. A partir de sexta precisamos priorizar a multivacinação e agilizar o atendimento na atenção básica”, justiça a diretora lembrando que somente no Milton Olaio serão disponibilizadas mais de 1.800 vagas por dia.

“Não entendo como as pessoas brincam com um adversário tão poderoso e que já tirou do convívio familiar quase 600 mil pessoas somente no nosso país. A medicação é eficaz, tanto que reduzimos o número de internações e de óbitos, a Prefeitura disponibiliza em locais com agendamento e sem agendamento, portanto não tem desculpa. Precisamos da colaboração de todos”, alertou o vereador Lucão Fernandes, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal.

Marcos Palermo, secretário de Saúde, encerrou a apresentação falando sobre a importância da imunização chegar em 70% com as duas doses. “Quando você não completa a sua imunização, você está colocando outras pessoas em risco. Já estamos avançando na dose adicional e daqui a pouco a vacina estará liberada para crianças também, mas se o número de faltosos continuar aumentando podemos perder a tão sonhada imunidade. O esforço precisa ser mútuo”.

Leia Também

Últimas Notícias