quinta, 28 de março de 2024
No aguardo de definição

São Carlos pontua 39 locais de imunização contra a Covid-19 e a preparação de 400 profissionais

Marcos Palermo, secretário municipal de Saúde, informou que município aguarda definição do governo do Estado para início da vacinação

12 Jan 2021 - 06h36Por Marcos Escrivani
Marcos Palermo, secretário municipal de Saúde, aguarda definição do governo do Estado para começar a vacinação - Crédito: divulgaçãoMarcos Palermo, secretário municipal de Saúde, aguarda definição do governo do Estado para começar a vacinação - Crédito: divulgação

No aguardo da definição do Plano Estadual (ou Nacional) de Imunização contra a pandemia da Covid-19, a Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Saúde pontua a logística do trabalho que será realizado no município.

O secretário da pasta, Marcos Palermo, em entrevista ao São Carlos Agora afirmou na tarde desta segunda-feira, 11, que as 23 Unidades de Saúde da Família (USF), bem como as 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ainda mais quatro pontos alternativos (ainda a serem definidos) deverão ser utilizados para a aplicação da CoronaVac, perfazendo um total de 39 locais de imunização.

“Para imunização utilizaremos de várias estratégicas como vacinação em domicílio para os idosos que pertencem as unidades de saúde da família (USF), faremos vacinação nas UBS, utilizaremos também de drive thru para evitar aglomeração principalmente dos idosos e teremos alguns postos volantes. Alguns profissionais irão trabalhar das 8h às 17h horas e outros até as 22h. Teremos vacinação de segunda-feira a sexta-feira, bem como sábados, domingos e feriados”, alertou Palermo.

O secretário de Saúde informou ainda que, entre profissionais, motoristas e segurança pública serão empregado no plano operativo aproximadamente 400 pessoas.

“Quanto aos profissionais de Saúde todos serão capacitados e já estamos solicitando contratação de forma temporária de mais 80 pessoas para atuação durante o período da campanha”, observou.

NO AGUARDO

Palermo enfatizou ainda que em São Carlos, o Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus realiza reuniões para a definição de locais para vacinação, horários e demais estratégias.

Baseado no Plano Estadual, ele adiantou que serão imunizados aproximadamente 9.507 profissionais da saúde a partir do dia 25 deste mês, além de 33.928 idosos a partir dos 60 anos (a partir de 8 de fevereiro).

“Conforme divulgação do Governo do Estado a vacinação começa no dia 25. Inicialmente será priorizada a vacinação dos profissionais da saúde, grupos indígenas e quilombolas. No dia 8 de fevereiro começam a ser imunizadas pessoas com 75 anos ou mais. No dia 15 fevereiro inicia a vacinação das pessoas entre 70 e 74 anos. Dia 22 de fevereiro é a vez das pessoas entre 65 e 69 anos e no dia 1º de março a faixa etária priorizada será entre 60 e 64 anos”, finalizou.

Leia Também

Últimas Notícias