Menu
segunda, 08 de março de 2021
Coronavírus

São Carlos deve concluir aplicação da CoronaVac nesta semana, prevê Prefeitura

Aplicação da segunda dose deve ser iniciada no dia 11 de fevereiro.

27 Jan 2021 - 09h10Por Redação São Carlos Agora
Karen no momento em que era imunizada: primeira são-carlense da linha de frente a receber a Coronavac - Crédito: DivulgaçãoKaren no momento em que era imunizada: primeira são-carlense da linha de frente a receber a Coronavac - Crédito: Divulgação

São Carlos recebeu na semana passada 3.960 doses da vacina Coronavac e até ontem, 1.293 já foram aplicadas em profissionais da saúde que trabalham na área de atendimento a COVID-19, ou seja, que atendem diretamente pacientes com suspeita e/ou infectados.

As equipes da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica estão aplicando as doses diretamente nos hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAS) e no SAMU. Os profissionais que trabalham no Centro de Atendimento de Triagem – Síndrome Gripal em funcionamento no Ginásio Milton Olaio Filho, também já foram imunizados.

“A previsão é que ainda essa semana terminamos a aplicação dessa primeira remessa da Coronavac e iniciaremos a aplicação da AstraZeneca/Oxford, também em profissionais da saúde, porém ainda não sabemos oficialmente se esse total é para as duas doses, acreditamos ser somente para a primeira. No dia 11 de fevereiro temos que iniciar a aplicação da segunda dose da Coronavac nessas 3.960 pessoas que receberão a primeira. Vale ressaltar que todos serão imunizados, porém baseados nos números da Campanha Nacional de Imunização contra Influenza, realizada em 2020, São Carlos precisa vacinar 10 mil profissionais da saúde e para isso precisa de 20 mil doses, já que independente do laboratório, são previstas duas doses do imunizante”, ressalta a diretora.

Já Kátia Spiller, supervisora da Vigilância Epidemiológica, relembra que pelo cronograma inicial do Plano Estadual de Imunização no dia 8 de fevereiro deveria começar a vacinação de idosos com 75 anos ou mais. “As pessoas precisam ter paciência, a ideia é vacinar todos, mas para isso precisamos de mais doses das vacinas. Não temos informações oficiais se esse calendário será cumprido. Mas conforme os imunizantes chegarem vamos fazendo a aplicação em todos que têm direito”, alerta Spiller.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias