quinta, 25 de abril de 2024
Coronavírus

São Carlos deve concluir aplicação da CoronaVac nesta semana, prevê Prefeitura

Aplicação da segunda dose deve ser iniciada no dia 11 de fevereiro.

27 Jan 2021 - 09h10Por Redação São Carlos Agora
Karen no momento em que era imunizada: primeira são-carlense da linha de frente a receber a Coronavac - Crédito: DivulgaçãoKaren no momento em que era imunizada: primeira são-carlense da linha de frente a receber a Coronavac - Crédito: Divulgação

São Carlos recebeu na semana passada 3.960 doses da vacina Coronavac e até ontem, 1.293 já foram aplicadas em profissionais da saúde que trabalham na área de atendimento a COVID-19, ou seja, que atendem diretamente pacientes com suspeita e/ou infectados.

As equipes da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica estão aplicando as doses diretamente nos hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAS) e no SAMU. Os profissionais que trabalham no Centro de Atendimento de Triagem – Síndrome Gripal em funcionamento no Ginásio Milton Olaio Filho, também já foram imunizados.

“A previsão é que ainda essa semana terminamos a aplicação dessa primeira remessa da Coronavac e iniciaremos a aplicação da AstraZeneca/Oxford, também em profissionais da saúde, porém ainda não sabemos oficialmente se esse total é para as duas doses, acreditamos ser somente para a primeira. No dia 11 de fevereiro temos que iniciar a aplicação da segunda dose da Coronavac nessas 3.960 pessoas que receberão a primeira. Vale ressaltar que todos serão imunizados, porém baseados nos números da Campanha Nacional de Imunização contra Influenza, realizada em 2020, São Carlos precisa vacinar 10 mil profissionais da saúde e para isso precisa de 20 mil doses, já que independente do laboratório, são previstas duas doses do imunizante”, ressalta a diretora.

Já Kátia Spiller, supervisora da Vigilância Epidemiológica, relembra que pelo cronograma inicial do Plano Estadual de Imunização no dia 8 de fevereiro deveria começar a vacinação de idosos com 75 anos ou mais. “As pessoas precisam ter paciência, a ideia é vacinar todos, mas para isso precisamos de mais doses das vacinas. Não temos informações oficiais se esse calendário será cumprido. Mas conforme os imunizantes chegarem vamos fazendo a aplicação em todos que têm direito”, alerta Spiller.

Leia Também

Últimas Notícias