sexta, 19 de abril de 2024
Avanço contra o coronavírus

Santa Casa de São Carlos usa medicamento que reduz mortalidade em casos graves de Covid-19

17 Jun 2020 - 16h02Por Redação São Carlos Agora
Santa Casa de São Carlos informou que utiliza o dexametasona - Crédito: Arquivo/SCASanta Casa de São Carlos informou que utiliza o dexametasona - Crédito: Arquivo/SCA

O estudo Recovery da Universidade de Oxford com o medicamento dexametasona mostraram efeitos positivos no tratamento da covid-19.

O São Carlos Agora entrou em contato com a assessoria de imprensa da Santa Casa para saber sobre o uso do corticoide na unidade. A resposta foi que as equipes médicas já utilizavam a dexametasona e irão continuar utilizando em pacientes internados em estado grave no hospital.

A pesquisa feita pela Universidade de Oxford mostra que o medicamento resultou uma redução de mortalidade de 33% nos pacientes com covid-19 em ventilação mecânica. Nos pacientes precisando de oxigênio mas sem assistência de ventilação mecânica, a queda da mortalidade foi de 20%.

Já entre os pacientes que não necessitam de oxigênio, não houve diferença com a prescrição do medicamento.

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) divulgou nota destacando os resultados positivos no uso do corticoide . "Todo paciente com covid-19 em ventilação mecânica e os que necessitam de oxigênio fora de Unidade de Terapia Intensiva devem receber dexametasona via oral ou endovenosa 6mg uma vez por dia por 10 dias”.

Sobre a Dexametasona 

Dexametasona é um medicamento corticosteroide usado no tratamento de diversas doenças, entre as quais reumatismo, várias doenças da peles, alergias graves, asma, doença pulmonar obstrutiva crónica, crupe, edema cerebral, dor oculas pós-cirúrgica e, em combinação com antibióticos, tuberculose. Wikipédia

Leia Também

Últimas Notícias