sexta, 19 de abril de 2024
Coronavírus

Restaurantes e bares podem abrir até às 22h a partir desta segunda-feira (10)

10 Ago 2020 - 07h54Por Redação São Carlos Agora
Restaurantes e bares podem abrir até às 22h a partir desta segunda-feira (10) - Crédito: Kaboompics/PexelsRestaurantes e bares podem abrir até às 22h a partir desta segunda-feira (10) - Crédito: Kaboompics/Pexels

O governo de São Paulo anunciou na última quarta-feira (05/08) que está liberada a retomada das atividades presenciais de comércios como restaurantes, bares e padarias até às 22h nas regiões que estão há, ao menos, 14 dias consecutivos na fase amarela do plano de reabertura do Estado. O atendimento presencial desses comércios estava permitido somente até às 17h.

Após a discussão e sugestões passadas por membros do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus ficou acertado que cada estabelecimento poderá definir o seu horário, desde que às 6 horas diárias estejam distribuídas entre 6 da manhã e 10 da noite. O horário deve ser o mesmo durante a semana e aos finais de semana.

A única exigência é que o o proprietário do estabelecimento prencha um termo de responsabilidade com os horários de funcionamento que optou. O termo pode ser acessado pelo link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/termo/

Apesar da flexibilização no horário de funcionamento, o consumo local segue com as exigências de ser em lugares arejados ou ao ar livre, sendo obrigatório que todos os consumidores estejam ocupando um assento. Fica proibido o consumo de clientes em pé. A ocupação máxima deve ser de 40% da capacidade dos estabelecimentos. O Comitê orienta que os comércios ofereçam aos clientes a opção de pré-agendamento, para evitar aglomerações. Funcionários e clientes devem usar máscaras em todos os ambientes, tirando apenas no momento da refeição. 

Em São Carlos quem não usa máscara pode ser multado. Em estabelecimentos comerciais, a multa prevista é de R$ 5 mil por pessoa sem máscara a cada fiscalização. Já em espaços públicos, como ruas e praças, a pessoa que não estiver usando a proteção poderá ser multada em R$ 500,00. 

O diretor de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela, disse que  todos devem também seguir as regras de higiene e sanitização, de restrição de ocupação máxima e preservar a distância mínima estabelecida entre as pessoas. “Todas as regras precisam ser cumpridas. Contamos com o bom senso de todos, ou seja, dos comerciantes e das pessoas que frequentam esses ambientes. Durante esse fim de semana também vamos realizar novas operações, lembrando que neste sábado e domingo o horário permitido para bares e restaurantes ainda permanece até 17h”, frisou Penela.

 

Leia Também

Últimas Notícias