quinta, 25 de abril de 2024
Coronavírus

Prefeitura de São Carlos pretende seguir novo calendário de vacinação contra a Covid-19

Informação foi confirmada pela assessoria de imprensa e depende da entrega de doses.

14 Jun 2021 - 13h07Por Redação São Carlos Agora
Prefeitura de São Carlos pretende seguir novo calendário de vacinação contra a Covid-19 - Crédito: divulgação Crédito: divulgação

A assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de São Carlos informou que pretende seguir o novo calendário de vacinação contra a Covid-19 divulgado pelo Governo de São Paulo, caso as doses sejam entregues no prazo.

O governador João Doria anunciou neste domingo (13) que toda a população adulta dos 645 municípios de São Paulo deverá estar vacinada contra a COVID-19 até 15 de setembro, antecipando em 33 dias a estimativa de conclusão do cronograma anterior.

A partir da próxima quarta-feira (16), as doses poderão ser aplicadas em qualquer pessoa na faixa de 50 a 59 anos. Pelo cronograma anterior, esta data estava definida para as pessoas com idade entre 55 e 59 anos, e agora o alcance foi expandido.

A partir do dia 23 de junho, São Paulo vai vacinar a população com idade entre 43 e 49 anos. No dia 30 de junho última quarta-feira deste mês, começa a imunização dos que têm entre 40 a 42 anos.

No dia 15 de julho, a campanha será estendida para a população de 35 a 39 anos. Depois, no dia 30 de julho, as pessoas com idade entre 30 e 34 anos também poderão ser vacinadas contra a COVID-19. A partir de 16 de agosto, a vacinação se estende para os adultos mais jovens, com idade entre 25 a 29 anos. Por fim, a partir de 1 de setembro, todos os adultos a partir de 18 anos poderão iniciar a imunização contra o coronavírus, com término previsto de aplicação da primeira dose para o dia 15 de setembro.

A ampliação dos públicos-alvo e a projeção do novo calendário se baseiam nas estimativas de entregas do Ministério da Saúde. Com a chegada ao Brasil dos novos imunizantes da Pfizer e da Janssen e mais entregas das vacinas do Butantan e da Fiocruz / Astrazeneca, São Paulo recalculou o cronograma e está intensificando a logística e distribuição dos imunizantes para os 645 municípios.

O ritmo de vacinação poderá ser quatro vezes mais intenso que o verificado na fase inicial da campanha. Para efeito comparativo, a marca de vacinação de 7,5 milhões de pessoas com a primeira dose das vacinas do Butantan ou Fiocruz foi atingida em 29 de abril, 15 semanas após o início da campanha.

Com as novas remessas, será possível vacinar a mesma quantidade de pessoas em cerca de 25% deste tempo – o novo cronograma prevê alcançar estes públicos em 28 dias.

Leia Também

Últimas Notícias