sábado, 20 de abril de 2024
Coronavírus

Plano SP: São Carlos permanece na fase amarela

A próxima classificação ordinária do Plano SP acontecerá no dia 05 de fevereiro

08 Jan 2021 - 12h50Por Redação São Carlos Agora
Mapa atualizado do Plano SP nesta sexta-feira (8) - Crédito: reproduçãoMapa atualizado do Plano SP nesta sexta-feira (8) - Crédito: reprodução

São Carlos e região continuam na Fase Amarela do Plano São Paulo. Foi o que anunciou a Secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, na tarde desta sexta-feira (08).

O anúncio, que estava previsto para acontecer nesta quinta-feira, 07, foi adiado por conta do anúncio da eficácia da vacina contra o coronavírus, desenvolvida em parceria com a biofarmacêutica Sinovac Life Science, que atingiu índice de 100% para casos graves e moderados.

Apenas três regiões regrediram da Fase Amarela para Laranja do Plano SP: Marília, Sorocaba e Registro. A região de Presidente Prudente que estava na Fase Vermelha avançou para a Fase Laranja. Com isso, 90% do estado está na Fase Amarela e 10% na Fase Laranja.

José Fernando Domingues, presidente da ACISC, relata que os comerciantes sentem-se aliviados com o anúncio. “Depois do lockdown decretado pelo governador João Doria nos finais de semana do Natal e Ano Novo, a gente ficou bastante apreensível com o anúncio que poderíamos ter nesta sexta-feira. Graças aos esforços de todos, tivemos uma boa notícia e nossos comerciantes iniciam um ano mais tranquilo em relação ao Plano SP”, comentou.

Todas as atividades comerciais continuam em funcionamento, com capacidade limitada a 40% de ocupação para todos os setores. O funcionamento máximo de atendimento presencial está limitado a 10 horas por dia. Apenas bares terão restrição de atendimento até às 20 horas.

Zelão ressalta que a pandemia continua e é importante que todos continuem atentos às medidas sanitárias. “Nossos comerciantes tem respeitado e cobrado as medidas sanitárias e de distanciamento social. Por isso, peço que continuem atentos para que possamos seguir dentro dos índices do Plano São Paulo e mantermos nosso comércio em funcionamento”, enfatizou. “Esperamos que a população comece a ser vacinada efetivamente para que possamos superar essa doença que castigou e castiga o mundo inteiro”, complementa.

As normas sanitárias são as mesmas para todos os segmentos: disponibilizar higienização para funcionários e consumidores com álcool gel 70% em pontos estratégicos; os funcionários devem utilizar máscaras durante toda a jornada de trabalho, assim como os consumidores; o acesso e o número de pessoas nos estabelecimentos devem ser controlados; manter todas as áreas ventiladas; e a fila deve ter distanciamento de 2 metros entre as pessoas.

A próxima classificação ordinária do Plano SP acontecerá no dia 05 de fevereiro, porém, a secretária Patrícia Ellen alertou que o Centro de Contingência do COVID-19 poderá modificar extraordinariamente as regiões, em caso de aumento na incidência de casos pelas regiões. 

 

Leia Também

Últimas Notícias