quarta, 17 de abril de 2024
Coronavírus

Idosos de 60 a 62 começam a ser vacinados de forma escalonada a partir de amanhã (4)

Quem tem 62 anos completos já pode procurar as unidades e postos volantes;

03 Mai 2021 - 19h01Por Redação São Carlos Agora
Idosa recebe vacina contra covid no estádio do Luisão - Crédito: divulgação/Grêmio São CarlenseIdosa recebe vacina contra covid no estádio do Luisão - Crédito: divulgação/Grêmio São Carlense

A Secretaria Municipal de Saúde, através dos Departamentos de Vigilância em Saúde e de Gestão do Cuidado Ambulatorial, informa que a partir desta terça-feira (04/05) terá início a vacinação contra a COVID-19 para idosos de 60, 61 e 62 anos, porém desta vez de forma escalonada.

Nesta terça-feira (04/05) devem procurar os locais de vacinação idosos com 62 anos completos; na quarta (05/05) os idosos com 61 anos e na quinta (06/05) quem já completou 60 anos. 

Na sexta-feira (07/05) e no sábado a vacinação prossegue para essas idades. “A ideia é evitar aglomeração e longas filas uma vez que são faixas etárias com um número maior de pessoas. Claro que quem não tomar a dose no dia determinado de acordo com a idade, poderá procurar os locais de vacinação tanto na sexta como no plantão de sábado ou no decorrer do calendário de imunização. Todos que são incluídos na campanha permanecem até a última etapa”, ressalta Denise Braga, diretora de Gestão do Cuidado Ambulatorial, solicitando a compreensão das pessoas para que sigam as orientações e se puderem procurem as unidades e postos volantes no dia indicado.

Para atender essas faixas etárias estarão disponíveis as unidades básicas de saúde do Santa Felícia, da Vila São José, da Redenção, do Azulville e do Cidade Aracy. O horário de vacinação nas unidades fixas é das 9h às 13h. A partir desta terça-feira (04/05) até sábado (08/05) os 4 postos volantes na modalidade drive-thru também estarão funcionando das 9h às 13h, na FESC I, na Vila Nery, no Estádio Municipal Prof. Luís Augusto de Oliveira “Luisão”, na Vila Prado, na UNICEP (no final da rua Miguel Petroni) e no estacionamento do Shopping Iguatemi.

Os demais grupos de idosos também continuarão sendo imunizados, tanto com a primeira dose como aqueles que já podem receber a segunda e última dose (verificar a data agendada no cartão de vacinação).

Já as Unidades de Saúde da Família (USF’s) estarão vacinando as pessoas residentes na região de cada unidade e que são cadastradas no Programa de Saúde da Família. 

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre, São Carlos recebeu do Departamento Regional de Saúde (DRS III - Araraquara) 8.405 doses da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz para vacinar idosos com 60, 61 e 62 anos. Os idosos de 68 anos que ainda tomaram a segunda dose da Coronavac/Sinovac/Butantan devem procurar as unidades ou posto volantes. Idosos de 67 anos foram imunizados com AstraZeneca, portanto o prazo para a segunda dose vence somente em julho.

CADASTRO - É importante realizar o pré-cadastro do idoso no site www.vacinaja.sp.gov.br (não precisa levar impresso), o que agiliza o atendimento. No ato da imunização, é necessário que a pessoa apresente documento oficial com foto e CPF e os idosos que agora receberão a segunda dose devem levar também o cartão de vacinação. O idoso também deve preencher anteriormente o cadastro local no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/VacinaJa e levar impresso. Quem não tiver como imprimir e for preencher o formulário no local, deve levar a própria caneta.

Leia Também

Últimas Notícias