sexta, 19 de abril de 2024
Coronavírus

Idosos com 85 anos ou mais poderão receber a dose adicional a partir de segunda-feira

O agendamento para todos os grupos já está disponível para segunda e terça no sistema eletrônico da Prefeitura

10 Set 2021 - 20h29
Idosos com 85 anos ou mais poderão receber a dose adicional a partir de segunda-feira -

A partir da próxima segunda-feira (13/09), além de continuar a vacinação para pessoas com 12 anos ou mais e aplicação da segunda dose de todos os imunizantes, a Secretaria de Saúde inicia a vacinação da terceira dose, chamada dose de reforço, em idosos com 85 anos ou mais que tenham recebido a segunda dose há 6 meses. 
Para receber qualquer uma das dose, inclusive a terceira dose, é necessário fazer o agendamento no site http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/fila. Os idosos não precisam fazer novo cadastro no Vacina Já para a dose adicional, bastando comparecer com o comprovante do esquema de imunização completo há seis meses e documento pessoal com foto e CPF, mesmos documentos exigidos para quem vai receber a segunda dose. 
A diretora de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre, ressalta que a medida deve atender 800 idosos nessa faixa etária que pelo menos há seis meses receberam  a segunda dose de qualquer imunizante. “Independente se o idoso recebeu as duas doses da Astrazeneca, Coronavac ou Pfizer, agora precisa tomar a dose de reforço. A dose adicional aplicada será da Coronavac”.
Crisleine garantiu, ainda, que o município também possui doses da Astrazeneca e diluente da Pfizer. “Não usamos a reserva técnica para antecipar a primeira dose, por isso, podemos garantir a aplicação dos imunizantes em segunda dose”.

Já a diretora de Gestão do Cuidado Ambulatorial, Denise Braga, solicita que todos façam o agendamento. “Com o agendamento evitamos longas e demoradas filas. Também estamos estudando a disponibilidade de mais unidades fixas para a próxima semana em virtude do início da aplicação da dose de reforço para os idosos”. 

Confira os locais e horários disponíveis para agendamento nesta segunda (13/09) e terça-feira (14/09): 

9h às 15h – Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Azulville, Maria Stella Fagá e Redenção e Unidades de Saúde da Família (USF’s) do Zavaglia, Arnon de Melo/Angelina, Jockey Clube/Guanabara, CDHU e Cruzeiro do Sul (Equipes 1 e 2). 

13h às 19h - Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Cidade Aracy, Santa Felícia e São José; 

9h às 13h - Postos volantes com sistema drive-thru da FESC, na Vila Nery, do Shopping Iguatemi e Paróquia Guadalupe (Cidade Aracy). Nestas unidades somente serão aplicadas a segunda dose da ASTRAZENECA e da CORONAVAC. A PFIZER somente é aplicada em unidades fixas. 

CADASTRO - Para fazer a primeira dose é necessário fazer o cadastro no www.vacinaja.sp.gov.br e preencher os dados. O comprovante de endereço é obrigatório. 
Os menores de idade desacompanhados devem apresentar o termo de assentimento preenchido e assinado juntamente com um documento pessoal do responsável legal que assinou o Termo. Adolescentes acompanhados pelo responsável devem portar o termo preenchido e documentos pessoais de ambos com foto e CPF. O termo de assentimento está disponível no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/TermoAssentimento-12a17anos.pdf.

Outras informações sobre o agendamento eletrônico e dúvidas sobre o cadastramento podem ser esclarecidas na Secretaria Municipal de Saúde, das 8h às 16h, pelos telefones (16) 99718-8137, 99765-8490 ou 99604-1985.

Leia Também

Últimas Notícias