terça, 24 de maio de 2022
Coronavírus

Ibaté inicia vacinação das crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades na segunda-feira (24)

Rede municipal de Ensino tem aproximadamente 2,5 mil crianças aptas à vacina da Coronavac

21 Jan 2022 - 18h56
Ibaté inicia vacinação das crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades na segunda-feira (24) -

Uma reunião na manhã desta sexta-feira, 21, entre as secretárias municipais da Saúde, Elaine Sartorelli Breanza, e da Educação, a também vice-prefeita Ivani Almeida da Silva, definiu para a próxima segunda-feira, 24, o início do cronograma de vacinação infantil contra a Covid-19, das crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades, com exceção das imunocomprometidas.

“Com a aprovação da Anvisa, o governo estadual está enviando as doses da Coronavac para todos os municípios paulistas e, aqui em Ibaté, vamos iniciar a imunização das crianças de 6 a 11 anos, no início da próxima semana”, afirmou Elaine Sartorelli, secretária municipal da Saúde.

A Secretaria Municipal da Educação disponibilizou duas unidades escolares municipais – a Vera Trinta (Jardim Icaraí) e a Brasilina Teixeira Ianone (Jardim Cruzado) – para iniciar a imunização e realizou
o levantamento das crianças que atendem à essa faixa etária. “Na nossa rede municipal de Ensino, são aproximadamente 2,5 mil crianças, de 6 a 11 anos, que estão aptas a tomarem a primeira dose da vacina”, revelou Ivani.

As Secretarias Municipais definiram que a imunização ocorrerá a partir de segunda-feira, com a vacinação das crianças de 9 a 11 anos. Na terça-feira, 25, serão vacinas as crianças a partir dos 7 anos e na quarta-feira, 26, em diante, as crianças a partir dos 6 anos de idade.
Todos os dias, a vacinação acontecerá das 9h às 12h e das 13h às 16h. “Dividimos dessa forma e solicitamos o apoio da Educação, no sentido de disponibilizar as escolas, para não aglomerarmos as crianças em unidades
de Saúde e trazer mais segurança para todos, durante a vacinação”, explicou Elaine.

Para tomar a primeira dose da vacina, as crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades, devem estar acompanhadas dos pais, porém, caso não seja possível, elas deverão estar com um responsável e precisarão apresentar o Termo de Assentimento, que poderá ser retirado no próprio posto de vacinação, preenchido e assinado pelos pais, além de comprovante de residência, CPF e documento com foto.

Na última quinta-feira, 20, o governador João Doria confirmou o prazo de três semanas para aplicação da dose inicial contra a Covid-19 em todas as 4,3 milhões de crianças de São Paulo, após o aval da Anvisa. “É mais
um momento histórico em defesa da ciência e da vida este início da vacinação com a Coronavac, a vacina do Butantan, de crianças de 6 a 11 anos”, afirmou.

Elaine ressalta que as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas, continuarão sendo imunizadas nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) do Jardim Icaraí e do
Jardim Cruzado, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. “Nossas equipes tem realizado o monitoramento dessas crianças com comorbidades que já foram vacinadas e, até o momento, não tivemos nenhuma notícia de efeitos colaterais ou qualquer outro tipo de intercorrência”, finaliza a secretária.

Pré-cadastro

O Governo de São Paulo também recomenda o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br para a campanha infantil. “O preenchimento do formulário digital é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos postos, evitando filas e aglomerações”, lembra Elaine.

Para cadastrar os filhos, pais e responsáveis devem acessar o site, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário. Se o processo não puder ser feito pela internet, os pais não precisam se preocupar, pois o cadastro completo poderá ser feito presencialmente nas unidades de vacinação.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO INFANTIL:

Segunda-feira, 24: Crianças de 09 a 11 anos
Terça-feira, 25: Crianças de 07 a 11 anos
A partir de Quarta-feira, 26: Crianças de 06 a 11 anos

Locais:

Escola Municipal Vera Trinta (Rua Orestes Del Ponte, 462, Icaraí)
Escola Municipal Brasilina Teixeira Ianone (Rua Boa Esperança do Sul, 300, Jardim Cruzado)
Horários: das 9h às 12h e das 13h às 16h

Leia Também

Últimas Notícias