sexta, 19 de abril de 2024
Coronavírus

Força-tarefa intensifica fiscalização no centro para evitar aglomerações

03 Jun 2020 - 16h57Por Redação São Carlos Agora
Força-tarefa intensifica fiscalização no centro para evitar aglomerações - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A força-tarefa realizou operações nesta quarta-feira (3) para fiscalizar o cumprimento das normas e horários de funcionamento dos estabelecimentos na região central. 

Ontem o SCA mostrou grande quantidade de carros e pessoas nas ruas da região central, inclusive alguns transeuntes não usavam máscaras. Hoje a situação era mais tranquila, com menos aglomeração.

A Central da Guarda Municipal vem recebendo diversas denúncias de aglomerações e não cumprimento das medidas exigidas pelo Governo do Estado para os municípios da fase amarela. As equipes verificaram o cumprimento do distanciamento social nas filas e o cumprimento de horários com relação ao fechamento das lojas. Desde dia 1º de junho a Força Tarefa já fez averiguação em 91 estabelecimentos e recebeu 132 denúncias pelo telefone 153 da Guarda Municipal.
 
Pelo Plano São Paulo, na fase amarela, o comércio em geral pode funcionar com capacidade limitada (40%) em horário reduzido (6h seguidas diárias). Em São Carlos o comércio da baixada do Mercado Municipal funciona das 10h às 16h. Os shoppings devem funcionar também com capacidade limitada (40%), com horário reduzido (6h seguidas), cada shopping pode estabelecer o seu horário, com proibição de praças de alimentação (exceto ao ar livre); bares, restaurantes e similares somente poderão realizar o atendimento presencial ao ar livre, com capacidade 40% limitada e por 6h diárias; para os salões de beleza também será permitido o funcionamento com 40% da capacidade e 6h diárias. Todos os segmentos devem adotar os protocolos padrões e setoriais específicos.
 
As normas sanitárias são as mesmas para todos os segmentos: disponibilizar higienização para funcionários e consumidores com álcool gel 70% em pontos estratégicos; os funcionários devem utilizar máscaras durante toda a jornada de trabalho, assim como os consumidores; o acesso e o número de pessoas nos estabelecimentos devem ser controlados; manter todas as áreas ventiladas; e a fila deve ter distanciamento de 2 metros entre as pessoas.

Leia Também

Últimas Notícias