sexta, 29 de março de 2024
Análise de pesquisadores

Estudo descarta São Carlos como polo de difusão da covid-19

08 Abr 2020 - 08h48Por Redação
São Carlos não aparece na lista de estudo realizado pela Unesp de cidades com maior risco de difusão do coronavírus - Crédito: Prefeitura Municipal/DivulgaçãoSão Carlos não aparece na lista de estudo realizado pela Unesp de cidades com maior risco de difusão do coronavírus - Crédito: Prefeitura Municipal/Divulgação

Um estudo realizado por pesquisadores da Unesp e divulgado nesta terça-feira,7, mostra treze cidades do interior paulista com maior risco de difusão do novo coronavírus e consequentemente alerta para a necessidade de regras rigorosas de isolamento.

Na lista, além de São Paulo, os municípios considerados polo de propagação são Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Marília, Piracicaba, Santos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Votuporanga. São Carlos ficou fora da lista dos estudiosos.

O estudo aponta que foram levados em conta não somente o número de casos confirmados da Covid-19, mas também os suspeitos, o número de internações por síndrome respiratória grave e a importância regional dos municípios.

O estudo também identificou rotas de dispersão do vírus, que se concentram especialmente entre as cidades na extensão das rodovias Washington Luis, Rodovia Castelo Branco, Anhanguera e Presidente Dutra e Marechal Rondon.

Os pesquisadores integram o Centro de Contingenciamento do Coronavírus no estado e a análise embasou a decisão do governador João Doria (PSDB) de ampliar em mais 15 dias a quarentena em todos os 645 municípios de São Paulo.

A importância do distanciamento social

As medidas de restrição, como as que foram adotadas pela Prefeitura Municipal, são fundamentais para retardar a evolução do vírus e continuam valendo, diminuindo assim o número de infectados e consequentemente não sobrecarregando o sistema de saúde.

De acordo com as projeções dos infectologistas que atuam no Centro de Contingência do Coronavírus no Estado de São Paulo, o pico do número de infectados deve acontecer entre os meses de abril e maio.

As autoridades pedem que a população continue em casa.

Leia Também

Últimas Notícias