Menu
sábado, 16 de janeiro de 2021
Coronavírus

Estado apresenta a prefeitos o plano de imunização; Airton espera começar a vacinar são-carlenses em 20 dias

06 Jan 2021 - 15h09Por Redação São Carlos Agora
Airton e Ferraz participaram do seminário - Crédito: divulgaçãoAirton e Ferraz participaram do seminário - Crédito: divulgação

O Governador João Doria apresentou nesta quarta-feira (6), durante o 1º Seminário Virtual de Gestão Pública, o Plano de Estadual de Imunização contra o coronavírus aos 645 prefeitos eleitos para os mandatos iniciados em 2021. A estratégia das autoridades estaduais é iniciar a imunização contra a COVID-19 em todas as regiões do estado no dia 25 de janeiro.

O Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, listou aos prefeitos os detalhes do plano. A primeira etapa de vacinação vai priorizar profissionais da saúde, pessoas com 60 anos ou mais e grupos indígenas e quilombolas. A expectativa do Estado é que 9 milhões de pessoas sejam imunizadas na primeira etapa, com a aplicação de 18 milhões de doses, até o dia 28 de março.

Airton Garcia, juntamente com Edson Ferraz, participou da reunião. Ele postou nas redes sociais que espera em 20 dias estar vacinando os são-carlenses. A postagem foi compartilhada pelo prefeito Airton Garcia. "Estamos no aguardo para novas informações e instruções e a previsão é que a vacinação contra a COVID-19 seja iniciada já no próximo dia 25, em todo o estado, seguindo um calendário pré-determinado de grupos prioritários, que se iniciará com profissionais de saúde e população indígena. Esperamos que tudo corra bem e que em menos de 20 dias já estejamos vacinando a população são-carlense".

 

A campanha coordenada pela Secretaria Estadual da Saúde em parceria com os 645 municípios paulistas visa dobrar o total de postos de vacinação dos atuais 5,2 mil para até 10 mil. A estimativa é de que a vacinação envolva cerca de 79 mil profissionais, com 54 mil trabalhadores do setor da saúde e 25 mil agentes da segurança pública para garantir a segurança da população e evitar aglomerações nos locais de imunização.

Parcerias municipais

O Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, anunciou o lançamento de uma plataforma exclusiva para as prefeituras no site www.parceriasmunicipais.sp.gov.br. A ferramenta digital é importante no apoio aos gestores municipais e oferece diagnósticos de cada município ante indicadores estaduais, além de possíveis convênios com o Estado, uma agenda de cursos de capacitação e o desempenho de cada cidade no programa desde 2019.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias