sexta, 29 de março de 2024
Perigo de contágio

Em lockdown, motoristas de aplicativos de Araraquara atuam em São Carlos

Presença de profissionais da cidade vizinha, onde circula cepa amazonense, estão impedidos de trabalhar devido a pandemia da Covid-19

18 Fev 2021 - 09h19Por Marcos Escrivani
Em lockdown, motoristas de aplicativos de Araraquara atuam em São Carlos - Crédito: divulgação Crédito: divulgação

Uma nova polêmica causa preocupação em São Carlos, com a presença de motoristas de aplicativos de Araraquara que estariam transportando passageiros na cidade.

O problema é que, pela lei, eles são proibidos, pois não estão cadastrados no município de acordo com a lei 18.915 de 6 de dezembro de 2018 e decreto nº 455 de 16 de outubro de 2019, no qual os profissionais necessariamente tem que estar cadastrados junto a Secretaria de Transporte e Trânsito. 

Outro ponto considerado grave é que tais motoristas estão impedidos de trabalhar em Araraquara, uma vez que o município está colapsado no sistema de saúde devido a agressividade da pandemia da Covid-19. Lá foi constatada a presença da nova cepa do novo coronavírus, que dissemina mais rápido ainda a infecção.

A Amasc (Associação dos Motoristas de Aplicativo de São Carlos e Região), uma das entidades que representa a categoria em São Carlos, encaminhou um comunicado ao SCA "informando a todos motoristas de aplicativos que na data de hoje, o presidente da associação esteve em reunião com o Secretário de Trânsito e Transporte, Antônio Clovis Pinto Ferraz para discutir a crise gerada em relação aos motoristas não cadastrados no município, que devido a pandemia enfrentam grande dificuldades. Ficou acordado que todo motorista pode realizar o cadastramento on-line e mesmo faltando alguns documentos será emitido um alvará provisório com duração de 90 dias de prazo. A entidade também deixou claro que não é contra que motoristas de outros municípios trabalhem na cidade de São Carlos, pois entende que os motoristas daqui também se descolam para outras cidades. 

"Sendo assim entendemos que provisoriamente durante a pandemia todos podem trabalhar tranquilos dentro da lei. A AMASC se compromete a orientar qualquer motorista que tenha dificuldade em se cadastrar", diz o trecho final do comunicado. 

Já a Ubemasc, outra entidade que representa os motoristas de aplicativo, emitiu nota  acolhendo os motoristas de Araraquara, dizendo que entidade “é uma família” e todos têm o direito ao trabalho, devendo seguir corretamente os protocolos de segurança. “Acreditamos que todos têm o direito de tentar levar o sustento para seus lares”.

FISCALIZAÇÃO E SEGREGAÇÃO

Em nota, a Ubemasc também se posicionou a respeito dos motoristas de aplicativos em São Carlos. A direção da entidade informou que todos os profissionais têm o direito de ganhar o pão. Ainda mais em época de pandemia da Covid-19.

Desta forma é contra a segregação e reserva de mercado e contrária, porém à fiscalização, salientando que o momento não é propício para tais ações.

A NOTA DE REPÚDIO

“A Família UBEMASC repudia as recentes manifestações, de alguns motoristas, no sentido de segregar os irmãos e irmãs motoristas de Araraquara que estariam trabalhando em São Carlos.

Acreditamos que todos têm o direito de tentar levar o sustento para seus lares.

Acreditamos que não é certeza que futuramente não estaríamos na mesma situação dos motoristas araraquarenses.

Com relação às exigências, inclusive de entidade de classe, para que o poder público promova fiscalizações neste sentido, somos totalmente contrários, sendo:

1- Mesmo entre os motoristas sancarlenses, alguns ainda se encontram em processo de cadastramento, por conta da pandemia.

2- A situação da pandemia inviabiliza eventuais fiscalizações neste sentido.

3- Salvo engano, o decreto de regulamentação encontra-se suspenso/revogado.

4- Mesmo os motoristas já devidamente cadastrados, que possuem alvará e selo, aguardam posicionamento da SMTT para a devida renovação.

5- A atual legislação municipal tem sofrido severas derrotas, com reprimendas decorrentes de ações judiciais impetradas junto à Vara da Fazenda Pública, comprovando existirem inconstitucionalidades e descumprimento de preceitos fundamentais da Lei Federal 13640, conforme já apontávamos.

6- Na iniciativa de resolver a pendenga, a UBEMASC protocolou projeto de Lei na Prefeitura Municipal com cópia à Câmara Municipal. Não temos notícias que tal processo tenha sido impulsionado.

Desde o princípio das tratativas, mesmo tendo sido alvo de várias calúnias, injúrias e difamações, proferidas inclusive por figuras públicas, algumas inclusive divulgadas na mídia, a UBEMASC sempre se pautou pela coerência e transparência, nunca se afastando de suas responsabilidades, do diálogo com o poder público e do respeito à sociedade.

Por fim, solidarizamo-nos com os motoristas araraquarenses, e colocamo-nos a inteira disposição!

De nossa parte, Araraquarenses, sejam bem vindos!

Lutar sem desistir jamais!

Unidos somos mais fortes!

Em frente!”

Leia Também

Últimas Notícias