sábado, 20 de abril de 2024
Erro

Doses da CoronaVac são aplicadas no lugar da vacina contra gripe em Itirapina

Crianças e gestante estão entre os que receberam a dose errada.

16 Abr 2021 - 07h21Por Redação São Carlos Agora
Sede a Prefeitura Municipal de Itirapina - Crédito: divulgaçãoSede a Prefeitura Municipal de Itirapina - Crédito: divulgação

A Prefeitura Municipal de Itirapina cometeu um equivoco ao aplicar doses da vacina Coronavac em pessoas que deveriam ser imunizadas contra a Influenza. O fato aconteceu na última terça-feira (13).

De acordo com um comunicado publicado no perfil oficial da Prefeitura em uma rede social, durante o controle de estoque das vacinas percebeu-se que faltavam 46 doses da vacina Coronavac. Neste momento os funcionários notaram o erro que teria sido praticado por uma técnica que realizou a separação da caixa contendo os frascos. No lugar da vacina contra a gripe, ela encaminhou doses do imunizante contra a Covid-19 aos locais de vacinação. 

Ainda de acordo com o comunicado, 46 pessoas foram imunizadas erroneamente, sendo 18 adultos, entre eles uma gestante e 28 crianças.

No mesmo momento que o erro foi constatado, o departamento de saúde entrou em contato com  a Vigilância Epidemiológica de Piracicaba para relatar a falha e solicitar informações sobre as medidas a serem adotadas. Segundo informações de médicos consultados pelo município, o fato não traz riscos para a saúde dos envolvidos.

Outra medida adotada pela Secretaria de Saúde foi informar pessoalmente todas os vacinados sobre o ocorrido, assim como foi disponibilizado uma equipe médica para acompanhamento e orientação por 14 dias.

No comunicado a prefeitura pede que as pessoas que se vacinaram contra a gripe (Influenza) na escola municipal José Cruz devem procurar a Vigilância Epidemiológica para passar por consulta médica e receber as orientações necessárias, no período das 7h30 às 14h30 desta sexta-feira (16).

Leia Também

Últimas Notícias