terça, 23 de abril de 2024
Combate ao novo coronavírus

Distrito de Santa Eudóxia terá testagem gratuita de Covid-19

Quem comparecer e realizar o teste, irá receber ainda um litro de leite; iniciativa é do grupo Leite Sem Fronteiras

10 Jun 2021 - 07h24Por Marcos Escrivani
Três mil testes contra a Covid-19 serão feitos gratuitamente em Ibaté - Crédito: Marcos EscrivaniTrês mil testes contra a Covid-19 serão feitos gratuitamente em Ibaté - Crédito: Marcos Escrivani

A Unidade de Saúde da Família (UBS) do subdistrito de Santa Eudóxia estará aberto neste sábado, 12, das 9h às 16h, para uma testagem em massa para detectar (ou não) a presença da Covid-19.

Os testes, em um total de três mil, serão gratuitos e a iniciativa partiu após a união entre o ParqTec São Carlos, Sebrae/SP, Faesp e o grupo Leite Sem Fronteiras.

A ação que acontecerá em Santa Eudóxia, terá o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, que cederá a estrutura da Unidade de Saúde da Família do subdistrito e os profissionais que atuam na linha de frente no combate à pandemia. Agentes de trânsito e Guarda Municipal irão proporcionar segurança às pessoas que irão trabalhar e realizar a testagem.

Aproximadamente dez pessoas estarão trabalhando durante toda a ação e um rígido protocolo de segurança estará sendo colocado em prática, como o distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel.

Segundo Patrícia Nazzari, idealizadora do Leite Sem Fronteiras, além da testagem gratuita, quem comparecer para o exame irá ganhar ainda um litro de leite.

PREOCUPAÇÃO COM A ÁREA RURAL

De acordo com Patrícia, a pandemia da Covid-19 trouxe muitas preocupações devido a propagação do SARS-CoV-2 e ela notou a dificuldade das pessoas residentes na área rural de São Carlos em ter acesso aos testes devido ao alto custo e dificuldades que é encontrada até mesmo com a simples locomoção até a cidade.

“Em uma conversa com a direção do Faesp Senar conseguimos fazer está parceria e recebemos deles os 3 mil kits para testagem gratuita. Logo que tive a notícia que seriam destinados esses testes para a nossa cidade, comecei a correr contra o tempo para testar a maior quantidade possível de pessoas desta área e de outras”, disse.

“Gostaria de salientar a importância para o nosso município quanto a esta testagem. Acredito que é um modo de contribuirmos com o município e a população geral, imaginado que com esses resultados em mãos, saberemos o percentual de pessoas que estão contaminadas e com isso ajudar o Comite Central de Combate à Pandemia da Covid-19 a se organizar em relação aos casos que derem positivos. Não faremos tratamento, mas sim um rastreamento na população desta área”, enfatizou.

Leia Também

Últimas Notícias