terça, 19 de março de 2024
Coronavírus

Covid-19: São Carlos inicia nesta quarta-feira a vacinação das pessoas com 50 anos ou mais sem comorbidades

As pessoas com 50 anos ou mais podem procurar tanto as unidades básicas de saúde como os postos volantes para receber a imunização

15 Jun 2021 - 17h44Por Redação São Carlos Agora
Homem recebe a vacina contra a Covid-19 em São Carlos - Crédito: divulgaçãoHomem recebe a vacina contra a Covid-19 em São Carlos - Crédito: divulgação

A Prefeitura de São Carlos está recebendo mais 5.450 doses da vacina do laboratório AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e com isso estende a partir desta quarta-feira (16/06) a vacinação contra a COVID-19 para pessoas com 50 anos ou mais sem comorbidades. Portanto a partir desta quarta (16/06) entram na campanha pessoas com 55, 54, 53, 52, 51 e 50 anos, já que até essa terça-feira (15/06) estavam sendo vacinadas as pessoas com 56 e 57 anos. 
Segundo os departamentos de Gestão do Cuidado Ambulatorial e de Vigilância em Saúde, os demais grupos incluídos anteriormente na campanha e que ainda não receberam a imunização, também continuam sendo atendidos, além de todas as pessoas que já podem receber a segunda dose das vacinas Coronavac ou AstraZeneca.

LOCAL PARA 50 ANOS OU MAIS - As pessoas sem comorbidades com 50 anos ou mais poderão ser imunizados tanto nas unidades básicas de saúde (Cidade Aracy, Azulville, Redenção, Santa Felícia e São José) como nos postos volantes com sistema drive-thru localizados na FESC, na Vila Nery e no Estádio Luisão, na Vila Prado. Todos devem apresentar documento com foto e CPF, entregar formulário impresso, além de fazer antes o cadastro no site Vacinaja.

DRIVES (FESC E LUISÃO) -  Além das pessoas com 50 anos ou mais, as equipes dos postos volantes com sistema drive-thru  também estarão vacinando pessoas com deficiência permanente (física/sensorial/intelectual)  com 18 anos ou mais (apresentar laudo médico que indique a deficiência; ou comprovação de atendimento em centro de reabilitação ou unidades especializadas; ou documento oficial com indicação da deficiência; ou cartões de gratuidade do transporte público);  profissionais de saúde (com carta liberação da VIGEP e documento com foto e CPF); motoristas e cobradores do transporte coletivo (levar QRcode impresso e documento com foto e CPF);  idosos (cadastro e documento com foto e CPF), gestantes e puérperas com 18 anos ou mais e as pessoas que devem tomar a segunda dose da ASTRAZENECA e da CORONAVAC (levar carteira de vacinação da primeira dose). O horário de vacinação será das 9h às 13h.

UNIDADES DE SAÚDE – Além das pessoas com 50 anos ou mais, as UBS's também vão imunizar pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais (relatório médico) e profissionais da educação com 18 anos ou mais (levar QR Code impresso). Todas as unidades fixas estarão aplicando a segunda dose da ASTRAZENECA. 
A unidade do Cidade Aracy é a única unidade fixa que também estará aplicando, além dos drives, a CORONAVAC nas gestantes e puérperas e nos demais grupos que precisam da segundo dose desse laboratório. O horário de vacinação é das 9h às 15h.

A diretora de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre, afirma que essas mudanças foram realizadas para agilizar o processo de vacinação.  “Também precisamos que todos façam previamente o cadastro no sistema do Governo do Estado e levem impresso e preenchido o formulário da Prefeitura”.
Crislaine Mestre ressaltou, ainda, a importância da segunda dose da imunização de acordo com a data agendada na carteira de vacinação. “Aqueles que ainda não puderam comparecer para receber a segunda dose também podem procurar agora o sistema de saúde para garantir a eficácia da imunização”, reforça a diretora, lembrando que aproximadamente 800 pessoas ainda não receberam a segunda dose em São Carlos.

CADASTRO - Quem for receber a primeira dose da vacina, independente do grupo, deve fazer o cadastro prévio no www.vacinaja.sp.gov.br e, no dia da vacinação, levar impresso o formulário de vacinação disponível no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/VacinaJa. No caso do relatório médico de comorbidades, o documento deve ser preenchido pelo médico que trata o paciente, lista de comorbidades no http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/RelatorioComorbidades.

Os profissionais da educação devem fazer o cadastro no site https://vacinaja.sp.gov.br/educacao e imprimir o voucher com o QR Code, além de apresentar documento com foto e CPF. Já os motoristas e cobradores devem fazer o cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br, devem clicar em profissionais do transporte, inserir o e-mail e aguardar o recebimento de um voucher de confirmação, que deverá ser entregue impresso no momento da vacinação.

Leia Também

Últimas Notícias