sexta, 19 de abril de 2024
Coronavírus

Comitê pede conscientização para nova recomendação da fase vermelha do Plano São Paulo

São Carlos adota a partir deste sábado a recomendação da restrição de mobilidade urbana a partir das 20h

05 Mar 2021 - 17h36Por Redação São Carlos Agora
Avenida Henrique Gregori durante a pandemia - Crédito: Maicon ErnestoAvenida Henrique Gregori durante a pandemia - Crédito: Maicon Ernesto

Seguindo as novas determinações da fase vermelha do plano São Paulo, anunciado na última quarta-feira (3/3) pelo governador do Estado, João Doria, a cidade de São Carlos adota a partir deste sábado (6/3), a recomendação da restrição de mobilidade urbana a partir das 20h, com circulação restrita em vias públicas e fiscalização ampliada até as 5h.

Já vigente no município, a fase vermelha do Plano SP só permite o funcionamento normal de serviços essenciais como indústrias, escolas, bancos, lotéricas, serviços de saúde e de segurança públicos e privados, construção civil, farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, feiras livres, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias, hotelaria e transporte público ou por aplicativo, entre outros.

Sendo assim, o comércio de serviços não essenciais só pode atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e pedidos por telefone ou internet. Academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, lojas de rua, concessionárias, escritórios e parques deverão ficar totalmente fechados ao público.

A nova medida que também rebaixou todas a cidades do estado para fase vermelha, se dá pela preocupação dos municípios e do estado diante a ocupação dos leitos de UTI/SUS por causa da COVID-19, deixando livre as Prefeituras em impor medidas ainda mais restritivas devido à gravidade dos indicadores locais de epidemiologia e na capacidade hospitalar, como já ocorre em diversos municípios da região e na capital.

De acordo com a nova restrição, as pessoas devem “evitar” sair de casa no novo horário estipulado, ou seja, das 20h às 5h, podendo sair somente em caso de extrema necessidade. Para o coordenador do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus, Mateus de Aquino, é importante que todos se conscientizem com a nova recomendação da restrição de mobilidade imposta pelo estado, para que São Carlos não tome medidas mais drásticas diante a preocupante ocupação nos leitos de UTI/SUS.

"Há uma medida complementar que é o toque de restrição a partir das 20h. Então, quem não precisa circular, precisa ficar em casa entre 20h e 5h da manhã. Os serviços essenciais podem funcionar", afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, Patrícia Ellen.

Leia Também

Últimas Notícias