sexta, 19 de abril de 2024
Coronavírus

Com hospitais pressionados, São Carlos pode entrar em lockdown nos próximos dias

Hospitais públicos e municipais estão com UTI´s para Covid lotadas

21 Jan 2021 - 16h38Por Redação São Carlos Agora
Calçadão da rua General Osório vazio durante a pandemia - Crédito: arquivo SCACalçadão da rua General Osório vazio durante a pandemia - Crédito: arquivo SCA

São Carlos vive o seu pior momento desde o começo da pandemia. Com hospitais públicos e privados pressionados, com UTIs com 100% de ocupação, se torna cada vez mais iminente a possibilidade de um lockdown.

Nesta sexta-feira (22) acontece a nova reclassificação do Plano São Paulo. A região de São Carlos tem indicadores que podem fazê-la regredir para a fase laranja, com mais restrições, porém com praticamente todos setores do comércio em funcionamento.

Entretanto, para evitar um colapso na rede hospitalar e frear o avanço da pandemia, o Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus da Prefeitura Municipal pode optar pela fase vermelha, a mais restritiva, assim como fez o prefeito da cidade de Analândia. Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) garante autonomia a prefeitos e governadores regulamentar medidas de isolamento social, fechamento de comércio e outras restrições.

A fase vermelha prevê abertura apenas dos comércios considerados essenciais, como mercados e postos de combustíveis. Ficam fechados, bares, restaurantes, academias, shoppings, comércio a céu aberto, cinemas, estabelecimentos culturais, salões de beleza e escritórios.

Até o momento São Carlos já registrou 7484 casos de Covid-19, entre eles 86 mortes.

Até ontem, 52 pessoas estavam internadas na cidade por causa do novo coronavírus, sendo 30 em unidades de terapia intensiva. O município hoje conta com 28 leitos UTI/SUS, sendo 10 no Hospital Universitário e 18 na Santa Casa, que dispõe de 14 leitos na ala adulto e 4 na ala pediátrica.

Após atingir 100% de ocupação na UTI adulto, a Santa Casa informou que mais quatro leitos serão habilitados nesta sexta-feira (22).

Leia Também

Últimas Notícias