segunda, 17 de janeiro de 2022
S.Carlos no mundo da ciência e da tecnologia

Valorizar o ensino de ciências e os professores é missão do cepof – Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica – IFSC - USP

26 Dez 2021 - 07h21Por kleber Chicrala
Premiação de Professores e estudantes da Escola Estadual Luiz Viviani Filho, da Cidade Aracy, em São Carlos. A premição foi feita pela Profa. Wilma Barrionuevo, representante do CEPOF/USP. - Crédito: DivulgaçãoPremiação de Professores e estudantes da Escola Estadual Luiz Viviani Filho, da Cidade Aracy, em São Carlos. A premição foi feita pela Profa. Wilma Barrionuevo, representante do CEPOF/USP. - Crédito: Divulgação
Em um momento onde o País precisa de muita dedicação e trabalho para progredir, a boa formação de nossos alunos torna-se crucial. A tarefa é promover a melhor educação possível dos nossos estudantes é de todos. Porém, neste contexto todo, o professor tem um papel essencial.  Sem contarmos com a valorosa colaboração dos professores, não seremos bem-sucedidos. Tem sido missão do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF)- IFSC – USP,  participar disto de forma integral e determinada. Os Clubes de Ciência, localizados em diversas escolas públicas de toda nossa região, tem feito grande diferença nesta missão.
 
Na última semana foram homenageados 213 professores de escolas públicas da região de São Carlos. Destes, 70 receberam Menção Honrosa, por sua participação e ótimo desempenho junto aos 140 Clubes de Ciências criados, em 2021, pelo Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica ( CEPOF) – IFSC - USP, em parceria com a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos. As premiações foram realizadas nas próprias escolas, e contaram com a presença da responsável por essa ação de Difusão Científica do CEPOF, Profa. Wilma Barrionuevo, representando todo o CEPOF coordenado pelo Prof. Vanderlei S. Bagnato, e com apoio à difusão dos Professores Sebastião Pratavieira e Euclydes Marega.  Durante os eventos de premiação, as Escolas receberam troféus e todos os 557 alunos participantes dos Clubes de Ciências receberam certificados, sendo que, destes, 183 receberam menção Honrosa e medalhas. O reconhecimento dos Professores, estudantes e diretores foi feito diante da comunidade escolar, o que torna-se um estímulo para a participação dos demais estudantes e professores nas atividades experimentais desenvolvidas ao longo dos anos pelos Clubes de Ciências. Tais ações têm sido reconhecidas a nível estadual e nacional, visto que os Clubes melhores colocados têm obtido premiações também nessas esferas. 
    
No decorrer de 2021 os 140 Clubes de Ciências foram criados e acompanhados nas escolas públicas estaduais de sete municípios da região de São Carlos - SP. O tema escolhido para ser desenvolvido foi “Educação, Ciência e Tecnologia no Enfrentamento da Pandemia”. A equipe coordenadora foi formada pela dirigente de Ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco e pelos professores do CEPOF Vanderlei Bagnato, Euclydes Marega Junior, Sebastião Prata, Wilma Barrionuevo, e pela Profa. Marilia Faustino da Silva, da Diretoria de Ensino.
 
Professores da Escola Estadual Prof. Sebastião de Oliveira Rocha, sendo premiados.
Os experimentos desenvolvidos pelos Clubes de Ciências foram transformados em vídeos, veiculados na TV Canal 10 da NET São Carlos e pela internet, no canal do CEPOF/ YouTube, para que sirvam de veículo propagador de solução tecnológicas, bem como de experimentos a serem utilizados didaticamente em Feiras de Ciências e em práticas de ensino em todo país. Os vídeos estão disponíveis no canal do CEPOF/Youtube, no link http: www.youtube.com/sitecepof. 
 
A determinação do CEPOF – IFSC - USP, juntamente com parceiras importantes com autoridades de ensino, tem mudado as perspectivas de ensino de ciências em nossa região. Isto deve continuar e ser ainda mais amplificado.
Fontes: Jornalista Kleber Chicrala – CEPOF – INCT – IFSC – USP, com colaboração da Profa Wilma Barrionuevo – CEPOF- IFSC – USP, e do Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato – Coordenador do CEPOF – INCT – IFSC – USP 
 
kleberchi

Deixe seu Comentário

Leia Também

Últimas Notícias