quinta, 28 de março de 2024
Colunistas

Trânsito no Carnaval exige atenção redobrada de motoristas e de pedestres

Se estiver na cidade, fique atento aos pedestres, aos desvios e bloqueios para passagem de blocos; na estrada não exceda a velocidade, prepare seu veículo e não viaje com sono.

02 Mar 2019 - 09h49Por Priscila Uliana
Trânsito no Carnaval exige atenção redobrada de motoristas e de pedestres - Crédito: Pixabay Crédito: Pixabay

Para alguns, o Carnaval é tempo de alegria, festa e diversão. Para outros, uma oportunidade de recarregar as baterias para seguir o ano com tranquilidade. Seja qual for o seu perfil, é importante que este período seja aproveitado com responsabilidade.  O alerta é um só: dê atenção à vida. Essa é a orientação do OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA, que dá também algumas dicas para que a alegria comum no Carnaval não se torne tristeza por conta de acidentes de trânsito.

Se for viajar, antes de sair lembre-se de verificar a documentação do veículo e a do motorista. Não se esqueça, nunca, de usar e de lembrar a todos que viajam contigo para que afivelem o cinto de segurança; isso vale também para os passageiros do banco traseiro.

Também em caso de viagem, verifique as condições de seu carro: freio, pneus (confira a pressão e o desgaste), o nível do óleo, o nível da água do radiador, as pastilhas de freio, o funcionamento das luzes, inclusive as de ré, dos faróis e lembre-se de abastecer o veículo para evitar a pane seca. Como em boa parte do país esta é a época de chuvas, observe as condições do para-brisa e dos limpadores.

Outra dica importante para todos é evitar o excesso de bagagens no veículo e o de pessoas. Nas viagens, só transporte o número de pessoas correspondentes ao número de cintos de segurança no veículo, verifique se as crianças estão com os equipamentos de proteção adequados à idade, e acomode de forma adequada as bagagens.

Quando estiver dirigindo, nunca fale ao celular, já que isso aumenta em quatro vezes as chances de acidentes. Do mesmo modo, nunca beba antes de dirigir, nem mesmo pouco, porque não existe quantidade segura de bebida quando se vai pegar ao volante, além do que, é proibido.

Não exceda a velocidade permitida na via. Além disso, guarde distância segura do veículo que vai à sua frente. Faça apenas as ultrapassagens seguras e autorizadas pela sinalização local e sinalize com as setas suas intenções. Essa é a forma adequada para você se comunicar com os demais condutores com os quais divide as vias. Outra orientação importante é nunca entrar em discussão com outros condutores. Seja gentil no trânsito. E nunca se esqueça de que, se estiver cansado, deve fazer paradas para descanso. E com sono, prefira não dirigir.

Se estiver em áreas das cidades com muito movimento de pessoas por conta dos desfiles de blocos, redobre sua atenção. Dê preferência aos pedestres e, assim, estará contribuindo também para evitar a ocorrência de sérios acidentes. Esteja também atento aos bloqueios de vias para passagem de blocos. Atualmente existem formas de conhecer esses trajetos previamente.

A preocupação para os pedestres é sempre maior com os atropelamentos. Ocorrências deste gênero são comuns, mas podem ser evitadas com a prudência dos condutores, e também com comportamentos responsáveis dos pedestres. Muitos acreditam que o álcool só pode ser fatal aos motoristas, mas o pedestre também deve evitar exageros.

Nos locais, onde os blocos tomam a avenida, motoristas devem manter a calma e esperar a passagem dos foliões ou simplesmente sair mais cedo para não se estressar, se tiverem pressa.

Adotando os cuidados necessários e respeitando a legislação vigente é possível evitar muita dor de cabeça e ter um carnaval feliz!

 

 
Priscila Uliana Albarice é advogada devidamente inscrita na OAB/SP sob nº 356.814, Especialista em Direito de Trânsito pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Membro da Comissão de Direito de Trânsito da OAB São Carlos/SP e Observadora Certificada do Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV.
 

Leia Também

Últimas Notícias