sexta, 19 de abril de 2024
Qualidade de Vida

Tendinite (capítulo 2)

12 Dez 2019 - 07h00Por (*) Paulo Rogério Gianlorenço
Tendinite (capítulo 2) -

Tendinite é a inflamação ou irritação de um tendão, parte final do músculo, como uma corda fibrosa que faz a fixação dos músculos aos ossos. Eles servem para transmitir a força de contração muscular necessária para mover um osso, em muitos casos, essa inflamação dos tendões é consequência de hábitos modernos, uma boa notícia é que dá para escapar das dores ou ao menos controlá-las.

Todo tendão, da cabeça aos pés, pode sofrer tendinite, por causa da vida moderna, as áreas mais afetadas são as dos punhos, ombros e antebraços. Mexer repetitivamente no celular, digitar no teclado do computador e até dirigir estão entre as principais causas do problema.

A tendinite pode acometer qualquer pessoa. Mas as maiores vítimas são as que não fortalecem os músculos, deixam o alongamento de lado e adotam uma postura inadequada ao longo do dia.

O tendão não é tão forte quanto o osso e nem tão elástico quanto o músculo, portanto, no caso de sobrecarga, é a estrutura que, geralmente, mais sofre. Assim, as causas da tendinite costumam estar relacionadas, principalmente, a alguns fatores de risco que resultam na sobrecarga dos tendões.

Para se manter saudável, o tendão precisa de suporte mecânico. A melhor maneira de prevenir a tendinite é realizar exercícios diários, a exemplo de alongamento e mobilizações orientadas por um fisioterapeuta.

A atividade física moderada, com direito a fortalecimento da musculatura, também é uma grande aliada. Esse conjunto de atitudes, eventualmente com uso de remédios e acompanhamento mais próximo do fisioterapeuta, também ajuda a curar a tendinite (e outras inúmeras patologias ortopédicas) de maneira mais rápida e eficiente.

O tratamento para tendinite pode ser dividido em algumas categorias, a depender do local, intensidade e complicações. O objetivo inicial do tratamento é diminuir e, se possível, inibir a dor, para isto o repouso articular é base principal, conseguido através do afastamento do fator causal e de atividades que possam levar ao agravamento da lesão.

Como aliviar a tendinite:

Repousar e evitar movimentos do local afetado (o tratamento para tendinite no ombro, neste caso, pode ser feito com tipoia e fisioterapia, e no punho, com tala). O tempo de repouso deve ser determinado pelo médico, períodos de repouso prolongados podem acarretar aderências e atrofia muscular e são prejudiciais.

Fazer compressas.

Tomar anti-inflamatórios.

Realizar acupuntura, pilates, trabalhar a função muscular.

Fazer fisioterapia para analgesia (ultrassom, laser, eletroterapia,massagem miofascial).

Um adequado aquecimento prévio e cuidar da postura é fundamental. O uso de “splints” (talas de plástico) na área afetada como imobilização, calor úmido, e outras modalidades de terapia física ajudam na melhoria da dor aguda.

Analgésicos simples, ou opióides podem ser empregados, mas regularmente o uso de antiinflamatórios não hormonais são os mais utilizados. Em casos acentuados, curtos períodos de uso de corticosteróides podem ser necessários ou mesmo a infiltração intra-articular tem sua indicação.

A reabilitação física deve ser feita com o objetivo de tirar a dor, mas, sobretudo ela é utilizada como recuperação de amplitude de movimentos e prevenção de recidivas através de exercícios específicos e orientados por profissionais capacitados.

Se uma infecção está presente, um antibiótico é necessário. A intervenção cirúrgica de tendinites é infreqüente.

Uma vez controlado o ataque agudo, deve ser iniciado o trabalho de prevenção e/ou correção dos fatores causais. Melhora da ergonomia, da qualidade muscular, e principalmente, da auto-estima, são fundamentais no sentido de prevenir novas lesões e/ou recorrências das antigas.

Há ainda quem se pergunte sobre qual a compressa mais indicada para tendinite, o ideal é fazer compressa de gelo para casos agudos (recentes) e compressa de água quente para casos crônicos (já existem há semanas).

Quanto aos anti-inflamatórios para tendinite, apenas tome aqueles prescritos pelo médico e nunca se automedique.

Como impedir que a tendinite retorne; Corrigir a postura, Melhorar a ergonomia no trabalho, Alongar-se, Fortalecer os músculos, Respeitar o aviso da dor, Mudar hábitos, adotando pausas e alongamentos durante o expediente. A recuperação de uma tendinite exige repouso e imobilização dos tendões afetados, que são medidas úteis.

A duração de uma tendinite pode variar, a depender de cada caso. No geral, a recuperação de uma tendinite mais leve pode ser de alguns dias a 6 semanas. Já uma tendinite grave pode durar até 9 meses, sem o tratamento adequado, a tendinite pode levar a problemas mais graves, como a ruptura do tendão, que pode exigir uma cirurgia para reparação dos danos, pode resultar, também, em outras lesões e na recorrência de tendinite.

Somente um médico pode dizer qual o remédio para tendinite mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

(*) O autor é graduado em Fisioterapia pela Universidade Paulista Crefito-3/243875-f Especialista em Fisioterapia Geriátrica pela Universidade de São Carlos e Ortopedia.

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias