sábado, 20 de abril de 2024
S.Carlos no mundo da ciência e da tecnologia

Tecnologias inovadoras na forma de ensinar e em difusão científica do Instituto de Física de São Carlos – USP e Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica

23 Mai 2021 - 08h35Por Kleber Chicrala
Prof. Dr. Sebastião Pratavieira( docente e pesquisador do IFSC –USP) utiliza as tecnologias e a nova infraestrutura implantada no IFSC –USP no ensino remoto(aulas remostas) - Crédito: Foto: Assessoria de Comunicação IFSC /USPProf. Dr. Sebastião Pratavieira( docente e pesquisador do IFSC –USP) utiliza as tecnologias e a nova infraestrutura implantada no IFSC –USP no ensino remoto(aulas remostas) - Crédito: Foto: Assessoria de Comunicação IFSC /USP
A pandemia e as medidas para enfrentamento do Covid-19 e suas variantes, suspenderam as aulas, o que levou os professores e pesquisadores, com o apoio e participação direta da Diretoria do Instituto de Física de São Carlos(IFSC) – USP e do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) a inovar, utilizando-se de novas tecnologias em ensino a distância e difusão científica na Universidade.
 
Esse trabalho remoto e com tecnologia de ensino a distância no meio universitário, também deu apoio as instituições de ensino pública, a exemplo das aulas preparadas para o ensino na rede municipal de ensino em São Carlos(SP), dentro das ações e trabalhos de difusão científica do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) -USP. Esses trabalhos dos professores do IFSC -USP deram condições para a continuidadedas aulas universitárias, ministradas e preparadas em ambientes virtuais para os alunos da Universidade de São Paulo(USP) – IFSC .
 
São aulas que foramplanejadas para serem presenciais, e que agora precisam ser oferecidas de forma remota, com a mesma qualidade e com muita criatividade e inovação, mantendo e inovando nas metodologias ativas e didaticamente aplicadas, e assim garantindo o engajamento e a participação ativa dos universitários.
 
Embora todas asInstituições de ensino e pesquisas tiveram que se adaptar, podemos entender que não há uma “receita” ou forma pronta de como enfrentar esses desafios dentro do objetivo de ensinar com qualidade. E assim os professores do IFSC -USPpassaram a explorar e desenvolver soluções digitais, e compartilhar/disponibilizar as aulas com ilustrações ricas em detalhes e vídeos aulas específicos e dinâmicos, de forma a manter o ensino de qualidade e motivar os alunos, mesmo de forma virtual e a distância como exige o momento de pandemia. 
 
As gravações/transmissões podem acontecer no estúdiode gravações (do Prove), mantidos pelo IFSC – CEPOF - INCT – USP,que também são utilizados para ações de difusão e gravações dos programas de TV do CEPOF – INCT - IFSC - USP, a exemplo das aulas universitárias gravadas pelo Prof. Vanderlei Bagnato, e também em salas de aula e laboratórios de ensino e pesquisa, onde as referidas aulas são gravadas ou transmitidas (com a aplicação e uso de novas tecnologias de imagem e som) em tempo real. E assimas aulas e conteúdos são disponibilizados/transmitidos de forma remota aos alunos da Universidade (USP)com alta qualidade.
 
Para se ter uma ideia da tecnologia instalada no IFSC –USP para as aulas, três câmeras de alta resolução, uma ilha de edição e monitores de TV para acompanhamento, foram instaladas no Laboratório de Ensino de Física – LEF,permitindo que as aulas sejam interativas e em tempo real, com a
participação direta e constante dos alunos.
 
Lembrando que o Prof. Dr. Euclydes Marega Junior( docente e pesquisador do IFSC –USP) , coordenador de difusão científica do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) – IFSC – USP , faz parte dos professores que utilizam essas tecnologias para o ensino remoto(aulas remostas), dentro desta nova infraestrutura de aulas práticas e dinâmicas, na proposta de continuidade do ensino e pesquisa de qualidade.
 
O Prof. Dr. Sebastião Pratavieira( docente e pesquisador do IFSC –USP) utiliza também essas tecnologiase a nova infraestrutura implantada no IFSC –USP, aplicada em aulas remotas(nos conteúdos das disciplinas, em experimentos em laboratórios), ou nas ações e produções de conteúdos nos trabalhos de difusão científica e outros, com suas vantagens, e dentro do conceito de “aulas síncronas”.
Fontes: Kleber Chicrala – Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC – USP e Assessoria de Comunicação do IFSC – USP e Internet
 
Prof. Dr. Euclydes Marega Junior ( docente e pesquisador do IFSC –USP) , coordenador de difusão científica do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) – IFSC – USP, durante as aulas remotas no Instituto de Física de São Carlos – USP
 
kleberchi
 

Leia Também

Últimas Notícias