quinta, 28 de março de 2024
S.Carlos no mundo da ciência e da tecnologia

Tecnologia e ações criadas pelo Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica – IFSC –USP que contribuem para a preservação e recuperação dos recursos hídricos: homenagem ao dia mundial da água

28 Mar 2021 - 07h25Por Kleber Jorge Savio Chicrala
O Laboratório Itinerante da USP( ônibus equipado) em parceria com a ONG Mãe Natureza com o Projeto “Educando sobre as Águas”. O laboratório foi construído por pesquisadores do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica – CEPOF, sediado no Instituto de Físic - Crédito: divulgaçãoO Laboratório Itinerante da USP( ônibus equipado) em parceria com a ONG Mãe Natureza com o Projeto “Educando sobre as Águas”. O laboratório foi construído por pesquisadores do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica – CEPOF, sediado no Instituto de Físic - Crédito: divulgação

 

Resultado de pesquisa desenvolvida nos laboratórios do Grupo de Óptica – LAT - CEPOF – INCT - IFSC - USP,criou um descontaminador de água com base em luz ultravioleta (UV-C) com eficiência e ambientalmente correto.
A necessidade por água doce e utilizável no Brasil aumentou em média 80% nas últimas décadas, e tende a crescer. Em média, chegamos a utilizar2 milhões e 83 mil de litros a cada segundo, sendo que até 2030, com o crescente aumento da população e das formas de utilização, o volume de água poderá superar a marca de 2,5 milhões de litros por segundo, segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA), se comparado a anos anteriores.

 

 
Com a celebração do Dia Mundial da Água, e como os inúmeros apelos e pedidos de uso racional, somados as pesquisas, vivemos a realidade de uma possível crise hídrica no País. A educação ambiental e as novas tecnologias podem e devem ajudar no processo de recuperação e preservação do meio ambiente, trazendo esperança no sentido de preservar esse bem da natureza que é fonte de vida no planeta Terra: A Água.
 
Poderíamos descrever todas as formas de se contribuir para a recuperação e preservação dos recursos hídricos, ou mesmo discutir os inúmeros problemas envolvendo o tema. Mas iremos exemplificar como uma tecnologia envolvendo a Luz no tratamento da água, e ação educativa e de difusão científica envolvendo um ônibus temático que percorreu diversas cidades, escolas e comunidades ensinando sobre preservação ambiental, novas tecnologias, e o valor da ciência nesse processo e inovação, pode contribuir para o tema.
 
Exemplo dos painéis educativos criados pela CEPOF –IFSC –USP e Ong Mãe Natureza colocados no ônibus ambiental
 
Iniciamos explicando que a área de difusão científica do CEPOF – Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica(CEPOF) – Instituto de Física de São Carlos – USP, vem a muitos anos trabalhando, divulgando as várias linhas e ações educativas e científicas que realiza, e que fazemos públicas por meio dos meios de comunicação. E para relembrar uma das ações e tecnologia criada para soluções dos problemas envolvendo a água, está o equipamento(descontaminador de água com base em luz ultravioleta (UV-C)criado pela equipe do Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato , Diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e Coordenador do CEPOF – IFSC – USP , e a equipe de técnicos e pesquisadores. E uma das ações de difusão científica realizada pelo mesmo grupo de pesquisadores, técnicos , colaboradores e parceiros, está o ônibus temático ambiental equipado com diversos tipos de experimentos educativos em parceria com a ONG Mãe Natureza de Barra Bonita – SP que percorreu diversas cidades do Estado de São Paulo, inclusive da bacia hidrográfica do Tietê-Paraná levando conhecimento para muitas comunidades.+
 
Exemplo dos painéis educativos criados pela CEPOF –IFSC –USP e Ong Mãe Natureza colocados no ônibus ambiental
Fontes: Ms. Kleber Chicrala – Especialista em Educação Ambiental (CRHEA – EESC – USP) e Coordenador de Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC – USP e a Coordenação do CEPOF –IFSC –USP Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnatoe Ong Mãe Natureza.
kleberchi

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