quinta, 18 de abril de 2024
Seja Mais

Suas finanças pessoais estão fora do controle?

24 Jul 2018 - 06h56Por (*) Ju Ferraz
Suas finanças pessoais estão fora do controle? -

Como estão suas finanças hoje? Está do jeito que você quer ou ainda precisa melhorar?

Finanças pessoais é um componente muito importante para que nossa roda da vida se mantenha em equilíbrio, para iniciar a busca por este equilíbrio, precisamos saber como estamos e onde queremos chegar dentro de nossas finanças pessoais atuais.

Quando nossa vida está com a parte de finanças no negativo, começamos a não cumprir os compromissos que assumimos. O que acaba gerando um desconforto imenso entre nós mesmos e a sociedade como um todo.

Muitas pessoas ficam tão debilitadas que acabam se iludindo com empresas que prometem dinheiro fácil, mas para que a mesma, receba qualquer dinheiro desta empresa, precisa investir uma grande quantia de dinheiro antecipadamente. E quando a pessoa se dá por conta ela se afunda mais e mais em dívidas, muitas vezes perdendo até a saúde.

Mas como sair de uma situação onde suas finanças não vão bem?

Se você trabalha registrado ou por conta própria, como fazer para manter o controle e se concentrar no que realmente irá alavancar sua vida e não onde poderá te afundar ainda mais em dívidas?

Para quem já ouviu falar em Programação neuro linguística, a famosa PNL, conhece o termo: “Tudo que você foca se expande!”. Sendo assim, quanto mais focamos em dívidas ou em uma situação difícil que estamos passando no momento, mais disso que não queremos irá crescer e expandir em nossa vida.

E como fazer para cumprir nossos compromissos sem pensar no que está acontecendo de ruim?

Para que você possa visualizar uma solução para o problema atual, sua mente precisa estar tranquila e preparada para ser usada de forma criativa, o que irá te trazer a solução mais fácil e precisa que você pode acessar para iniciar a resolução daquele momento difícil.

Dentro da metodologia do coaching, o foco é sempre na solução, independente do desafio em que a pessoa esteja passando no momento. Por esta razão muitas pessoas buscam hoje um profissional da área para que possam realmente transformar suas vidas e se libertarem de toda limitação que possa vir ou esteja travando o seu desenvolvimento tanto na parte financeira como em todas as áreas de sua vida.

Se você quer melhorar e ter mais controle de suas finanças e ainda não pode investir em uma mudança mais profunda em sua vida, segue algumas dicas pontuais que no coaching são essenciais para uma solução rápida e efetiva da situação:

Coloque no papel ou em uma planilha no computador, tudo o que ganha hoje e tudo o que você deve, assim terá uma noção do todo. Saberá se tudo que está devendo foi relacionado a novos investimentos ou gastos desnecessários;

O que você poderia fazer para ajustar tudo que listou dentro do seu orçamento atual?

O que você pode fazer além do seu trabalho atual, que pode te gerar uma renda extra e ainda conseguir ajudar pessoas?

Se for preciso pedir ajuda de alguém, quem seria esta pessoa? no que ela poderia te ajudar?

A vida é para ser vivida de forma plena e feliz, mas tudo vem de dentro, tudo depende de nossos sentimentos e ações. Se nossa vida ainda não está plena, se ainda não estamos em paz com nós mesmos, o que podemos fazer e sentir para alcançar esta plenitude e felicidade verdadeira?

Reflita, adicione mais amor e agradecimento, nos sentimentos que você tem pelas pessoas a sua volta, pelo trabalho que você faz e por tudo que te mantém vivo.

Grande abraço e até o próximo artigo!

(*) A autora é Coach, Palestrante, Analista Comportamental, da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: faleconosco@saocarlosagora.com.br.

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias