Menu
sexta, 15 de janeiro de 2021
Comunique-se

Sua empresa já está preparada para 2021?

22 Dez 2020 - 07h14Por Fabrício Dias
Sua empresa já está preparada para 2021? -
Fabrício Dias

Nessa estreia como colunista da revista Statto, gostaria de me apresentar rapidamente, sou Fabrício Dias, publicitário e sócio-diretor da Trion Propaganda e Marketing de São Carlos. Há 20 anos trabalho na área de propaganda e marketing, e nesse tempo me dediquei exclusivamente ao planejamento e a criação de estratégias e ações de marketing para empresas de todo o Brasil e também do exterior. Gostaria de convidar você leitor para explorar comigo todas as semanas, as mais novas e diversas soluções do mundo do marketing para apoiar você e sua empresa nesse novo tempo que estamos vivenciando.

Sendo assim conto a audiência de vocês.

Como primeiro assunto, gostaria de trazer a questão que intitula essa coluna: Sua empresa já está preparada para 2021? Essa questão nunca se fez tão importante na vida dos empresários, empresas e colaboradores, como nesse ano que se inicia em poucos dias. Passamos em 2020 as mais difíceis e imprevisíveis situações da história recente da humanidade, e com as empresas não foi diferente.

Com esse cenário de quase loucura que vivenciamos em 2020, o que esperar de 2021? Você, sua empresa e seus colaboradores estão prontos para um ano tão cheio de incertezas?

Para responder essas questões sugiro que você faça uma análise profunda na sua empresa, nos processos de comunicação, na rotina dos seus colaboradores e principalmente na imagem da sua empresa.

Muita coisa veio para ficar e precisamos estar atentos para não ficarmos de fora das novas formas de relacionamento do cliente com a nossa empresa. Pois tudo que esperávamos para acontecer nos próximos 5 ou 10 anos no que diz respeito a tecnologia e comportamento do consumidor vimos surgir em questão de semanas e meses durante a pandemia.

Sua empresa precisa ser cada vez mais digital, estar cada vez mais presente na internet e acessível ao seu cliente. A partir de agora não será mais possível contarmos com apenas 1 ou 2 canais de venda, é preciso pensar no espaço físico como um lugar de experiência e degustação e oferecer aos nossos clientes o maior número possível de canais de venda e de relacionamento possível. Vimos em 2020 aos montes, experiências de muito sucesso onde as empresas conseguirem atingir seus clientes através do WhatsApp, loja virtual, Marketplaces, Apps de delivery, Drive Thru, televendas, lives e tantas outras ferramentas.

Quando pensamos em tudo isso temos o impulso de pensar que então o mundo físico de relacionamento com o cliente e a comunicação off-line estão acabados, cuidado! O mundo virtual se abriu, evoluiu e incluiu muita gente, mas o mundo físico e off-line ainda representa a relação mais forte no comportamento do consumidor.

Então o que mudou de verdade? A mudança está na necessidade de abolirmos qualquer conceito que separa o off-line do online. Precisamos pensar de maneira sistêmica e entender que agora ainda mais o mundo real e virtual coexiste e deve ser encarado por nós como um só mundo multiplataforma, multicanal, onde o que importa é a experiência do nosso cliente. Por isso, sente, pense, planeje e entre em 2021 com foco em um mundo onde o que importa é a inclusão, a disponibilidade, a diversidade e acima de tudo a adaptação.

Por Fabrício Dias

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias