sexta, 29 de março de 2024
Artigo Netto Donato

SENNA, um verdadeiro campeão!

03 Mai 2019 - 08h09Por (*) Netto Donato
SENNA, um verdadeiro campeão! -

Ayrton Senna da Silva, para muitos um ídolo, um verdadeiro herói nacional. Mas por traz dessa figura icônica do esporte brasileiro e mundial, temos muito mais do que isso, um exemplo incontestável de pessoa, caráter, comprometimento, trabalho duro, força de vontade, foco, perfeccionismo, perseverança e fé.

Não poucos foram os exemplos deixados por Ayrton ao longo de sua trajetória, homem religioso e de muita fé, sempre depositou toda sua confiança e pautou sua vida nos propósitos e princípios da fé cristã. Acreditava em Deus e trazia Seus ensinamentos para sua vida cotidiana.

Dessa maneira, mesmo em um ambiente ultra competitivo, como o da Fórmula 1, e mesmo tendo uma habilidade incomparável para pilotar carros de corrida, ele jamais sequer ousou passar por cima de ninguém. Muito pelo contrário, sua vida profissional e pessoal, também, foi pautada pela ética e transparência, jogando limpo e sendo claro e coerente em suas opiniões e convicções.

Seu diferencial estava nos pequenos detalhes, priorizava o conhecimento do carro e não somente o conhecimento de pilotagem. Ele era completo. Buscava esse conhecimento todos os dias e muito se preparava, focado sempre em alcançar seus resultados.

Sim. Senna era um adversário ferrenho, mas sempre com muita honestidade e respeito pelas regras. Na sua vida pessoal não foi diferente, Ayrton tinha paixão pelo Brasil. Ele almejava um país em que todos tivessem a oportunidade de serem vitoriosos no que sonhassem, mas sabia que essa possibilidade estava distante da maioria dos brasileiros e, consciente de sua posição privilegiada, queria fazer a diferença na vida das pessoas. Tanto que foi criado o Instituto Ayrton Senna voltado às crianças e adolescentes, com o objetivo de dar a crianças e jovens brasileiros oportunidades de desenvolver seus potenciais por meio da educação de qualidade.

É fato. São 25 anos de saudade. Lembro como se fosse hoje, todos nós paramos. A comoção era tão grande que fomos à escola, mas não tivemos aula, ligamos a televisão e assistimos, incrédulos, durante toda a manhã sua despedida.

Mesmo assim, Ayrton está imortalizado nas importantes lições que nos deixou ao longo de sua vida e delas devemos lembrar sempre:

“Seja você quem for, seja qual for sua posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá”.

“Deus é grande, Deus é forte. Quando Ele quer, não há quem não queira”.

(*) O autor é advogado, especialista em Direito Público e mestre em Gestão e Políticas Públicas, na Fundação Getúlio Vargas - FGV/SP.

O exposto artigo não reflete, necessariamente, o pensamento do São Carlos Agora.

Leia Também

Últimas Notícias