quinta, 25 de abril de 2024
Colunistas

SEJA MAIS: Preguiça - 5 dicas de como eliminá-la!

13 Fev 2018 - 03h08Por (*) Ju Ferraz
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Você se levanta disposto(a), ou a preguiça toma conta do seu corpo logo ao acordar? e durante o seu dia, como costuma se sentir? Consegue terminar todas as tarefas que precisa fazer?

Se você ficou em dúvida ao responder estas perguntas, então continue lendo, que este artigo irá lhe dar uma mãozinha para que possa conseguir ter um dia mais produtivo e significativo.

Todos nós, somos influenciados pela nossa mente inconsciente, que quer nos poupar energia, e nos levar a sentir sempre prazer. Desta forma, acabamos funcionando mais pela lei do prazer, do que, pelo esforço. Buscando apenas o prazer imediato.

Mas como vencer essa preguiça, ativar nossa mente consciente e sermos responsáveis pelas nossas atitudes durante o dia?

Para que isto aconteça, você precisa trazer o sentimento de satisfação que você terá quando ver aquela tarefa concluída. Traga o prazer que terá no final da tarefa para este momento.

É preciso ter iniciativa, determinação, vontade, coragem e responsabilidade. Pois, quando deixamos a preguiça tomar conta de nossa vida, perdemos nossa autoconfiança, nossas forças, diminuindo também nossa autoestima, uma vez que, falamos a nós mesmos que vamos fazer tal tarefa, e acabamos procrastinando e não finalizamos a tarefa, por puro prazer imediato e insignificante.

Segue 5 dicas para que possa dar andamento no seu dia e tentar eliminar a preguiça de uma vez por todas, tendo uma prazer duradouro quando finalizar uma tarefa.

1 - Se questione, Como eu vou me sentir quando eu concluir essa tarefa? O que eu vou ver pronto?, o que vai acontecer se você conseguir levantar e já ver tudo certo e organizado?

2 - Divida a sua tarefa em pequenas partes. Assim, você terá prazer em fazer tudo que precisar. Pois, quando visualizamos a tarefa já pronta, o macro, aquilo parece muito grande e penoso, parece que nunca vamos conseguir terminar. Já, se você fizer passo por passo, aquilo se torna prazeroso e você conseguirá finalizar o que estiver fazendo.

3 - Entre uma ação e outra que irá fazer para concluir sua tarefa, inclua atividades prazerosas, com intervalos de tempo pequenos, onde possa fazer algo que goste. Por exemplo, se você está estudando para um concurso e precisa estudar muitas horas no seu dia, divida esse estudo em partes, e a cada hora dê uma pausa de alguns minutos para fazer algo que goste, como brincar com animal de estimação, dar uma volta no quarteirão, conversar com alguém, etc. Assim, a sua tarefa será concluída de uma forma mais leve e produtiva.

4 - Troque o "EU TENHO QUE FAZER...", "EU PRECISO FAZER..." por "EU QUERO FAZER...", "EU VOU FAZER...". Quando você diz, "eu tenho que fazer algo" ou "eu preciso fazer algo", aquilo gera um sentimento de pressão e obrigação, o que novamente se torna penoso e desprazeroso. Porém, quando for fazer alguma atividade que é preciso fazer e não é tão prazeroso assim, mude a forma que dizer. Se começar a dizer, "eu quero fazer algo", "eu vou fazer algo", isso gera uma força interior, que trás alegria e satisfação, facilitando com que você faça o que precisa ser feito.

5 - Veja sempre o lado positivo das coisas, sempre o lado bom. Muitas vezes precisamos fazer uma tarefa, e já pensamos "nossa, mas eu preciso fazer isso, tenho que fazer aquilo", e esta atitude, puxa lembranças de quando você se sentiu mal ou algo do tipo, e não deixa você seguir. Todos nós precisamos trabalhar, se desenvolver, estudar; e pensar em coisas negativas de nada ajuda. Então, foca no agora, no positivo, no que virá de bom, se questione: "o que posso aprender com esse desafio que estou passando hoje?", "como posso vencer esse obstáculo?", "a quem vou pedir uma ajudar para seguir em frente?".

Se seguir essas pequenas dicas, pode com certeza, ter um dia mais produtivo e conseguir conquistas mais significativas em todos os âmbitos de sua vida.

Quando buscamos vencer nossos próprios medos e dificuldades, nossa mente começa a registrar mais momentos de alegria, de agradecimento, de vitórias, agregando a todos, ao mundo, nos dando um real propósito de vida.

(*) A autora é Coach e Palestrante na cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFscar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: Facebook: /juferrazcoachpalestrante. Email: juferrazcoach@gmail.com.

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias